22 de julho de 2015 - 16h04
Mais informações sobre o conteúdo Impressão
Logomarca do recadastro biométrico de São Luís.

Recadastramento eleitoral biométrico

biometrização do cadastro eleitoral brasileiro é um projeto idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para aumentar a segurança em relação à identidade do eleitor no momento da votação, garantindo que o voto seja realizado pelo legítimo detentor do direito de sufrágio.

Por ser uma tarefa de grande e complexa proporção, ela está sendo realizada gradativamente em todo o território nacional através de um planejamento detalhado.

No Maranhão, até 2012, foram biometrizados os cadastros de RaposaPaço do Lumiar, São João BatistaSão Domingos do AzeitãoSão Vicente FerrerCajapióPastos BonsBenedito Leite e Nova Iorque. Em 2013 e 2014, foram incluídos os dados biométricos dos eleitores de São Luís (capital do estado), bem como de São José de Ribamar, TimbirasFernando FalcãoBarra do Corda e Jenipapo dos Vieiras, abrangendo mais de 913 mil eleitores maranhenses.

Agendamento do atendimento:

Eleitores do município de Açailândia podem agendar o atendimento, acessando o sistema Agendamento de Atendimento ao Eleitor (nova janela).

Documentação necessária:

  • Para recadastramento:
    • originais de documento de identidade (RG, carteira de trabalho, carteira funcional, certidão de nascimento, passaporte) e do comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, correspondência oficial, entre outros); 
  • Para alistamento:
    • originais e cópias de documento de identificação, do comprovante de residência e de quitação militar (este último para homens nascidos até 31.12.1997);
  • Para transferência:
    • originais e cópias de documento de identidade e do comprovante de residência.

O eleitor de outro município que queira transferir o seu domicílio eleitoral deve comprovar que reside na cidade há mais de 3 meses. 

 

Assuntos relacionados