Eleitores recém-cadastrados biometricamente participarão de votação simulada

De acordo com cronograma da Secretaria de Tecnologia de Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, eleitores dos 9 municípios onde a biometria foi implantada entre os anos de 2013 e 2014 terão a oportunidade de participar de votação simulada prevista para o mês de agosto.

De acordo com cronograma da Secretaria de Tecnologia de Informação do Tribunal Regional Eleitora...

De acordo com cronograma da Secretaria de Tecnologia de Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, eleitores dos 9 municípios onde a biometria foi implantada entre os anos de 2013 e 2014 terão a oportunidade de participar de votação simulada prevista para o mês de agosto. Assim que as datas forem confirmadas, o TRE iniciará ampla campanha de divulgação de como o projeto será executado, que prevê ainda a realização de eleição simulada em Fernando Falcão.

A informação foi repassada na manhã desta sexta-feira, 27 de junho, aos juízes eleitorais e chefes de cartórios que se reuniram para discutir este tema, entre outros como logística de distribuição de urnas; composição de juntas eleitorais; audiências de geração de mídias, carga e lacre; transmissão de dados; e avaliação sobre o fechamento do cadastro.

O encontro de trabalho ocorreu no Fórum Eleitoral de São Luís sob a presidência do desembargador Froz Sobrinho, presidente do TRE-MA, que estava acompanhado do ministro aposentado José Castro Meira (STJ e TSE) e dos juízes Raimundo Nonato Neris Ferreira (auxiliar da presidência), Sebastião Bonfim (auxiliar da Corregedoria) e Ailton Castro Aires (1ª zona e diretor do Fórum da capital); além do diretor Gustavo Campos (Geral).

“Nossa meta é manter a excelência dos serviços prestados pelo Regional maranhense à população através do processo eleitoral. É efetivamente a partir deste momento em que estão sendo realizadas as convenções e iniciam os registros de candidaturas que nosso trabalho fica ainda mais exposto, pois todos aguardam que façamos com o êxito de sempre”, frisou Froz Sobrinho.

Convidado a palestrar durante a reunião, o ministro aposentado José Castro Meira tratou acerca das inelegibilidades, destacando os principais motivos de indeferimento de candidaturas. “A Constituição prevê o direito de eleger e também o de ser eleito, resta apenas que os pré-requisitos sejam atendidos”, observou.

Formação

Conforme determina o artigo 5º, da Resolução nº. 194 do Conselho Nacional de Justiça, o TRE-MA aproveitou a reunião para eleger os magistrados que farão parte doComitê Gestor Regional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau.

Foram eleitos como efetivos os juízes José Edison Caridade Ribeiro (89ª zona – São Luís) e Mirella Cézar Freitas (87ª zona – Olho D’Água das Cunhãs); e suplentes Adolfo Pires da Fonseca Neto (104ª zona – Arame) e Marcelo Elias Matos e Oka (29ª zona – Colinas).

Outros dois magistrados (1 efetivo e outro suplente) serão indicados pela presidência, entre aqueles que indicarem seus nomes em resposta ao ofício que foi encaminhado às zonas eleitorais.

O CGR também será composto 1 servidor escolhido pelo Tribunal a partir de lista de inscritos aberta a todos os interessados e 1 servidor eleito por votação direta entre os servidores, a partir de lista de inscrição. A inscrição dos servidores poderá ser feita na segunda semana de julho, via portal do servidor.

 

 

icone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Icone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido