Encerramento da Semana de Valorização da Magistratura ocorre dia 28 de agosto

A Associação dos Magistrados do Maranhão promove nesta sexta-feira, 28, a partir das 9h, o seminário de encerramento da III Semana da Magistratura, que este ano tem como tema “Conheça o Judiciário”, e traz como conferencistas dois dos maiores estudiosos do Poder Judiciário brasileiro, a professora e pesquisadora Maria Teresa Sadeck e Rubens Curado Silveira, que integram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

3ª Semana de Valorização da Magistratura - ano 2015

A Associação dos Magistrados do Maranhão promove nesta sexta-feira, 28, a partir das 9h, o seminário de encerramento da III Semana da Magistratura, que este ano tem como tema “Conheça o Judiciário”, e traz como conferencistas dois dos maiores estudiosos do Poder Judiciário brasileiro, a professora e pesquisadora Maria Teresa Sadeck e Rubens Curado Silveira, que integram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A solenidade de encerramento da III Semana de Valorização da Magistratura promovida pela Associação dos Magistrados do Maranhão acontecerá no auditório do Complexo Social e Administrativo da AMMA, no Calhau.

Antes do início das palestras, previsto para as 9h30, será realizado o descerramento da placa de inauguração oficial do auditório da sede administrativa da AMMA, que passa a ser denominado ‘Auditório Juiz Armindo Reis’, em homenagem ao magistrado titular da Comarca de Imperatriz, que faleceu em março deste ano, vítima de acidente de motocicleta.

Em seguida, os palestrantes Maria Teresa Sadeck e Rubens Curado vão discorrer sobre o tema “A Valorização do 1º Grau e os Desafios para a Eficiência do Judiciário”.
Diferente dos dois primeiros anos, 2013 e 2014, a III Semana de Valorização da Magistratura levou, este ano, os acadêmicos do curso de Direito para conhecerem o trabalho e a rotina dos juízes em diversas cidades do interior do estado.

No dia 17 de agosto os acadêmicos da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) foram para o município de Rosário; no dia 18 acadêmicos da Universidade Ceuma se deslocaram para Vargem Grande; no dia 19 a Faculdade de São José, de Timon, e no dia 20 foi a vez dos acadêmicos da Faculdade de Imperatriz (FACIMP) levarem os acadêmicos para conhecer aos fóruns e a rotina dos juízes de Açailândia.

LANÇAMENTO

As experiências dos estudantes que visitaram as comarcas de Rosário, Vargem Açailândia e Timon serão reveladas no segundo vídeo institucional “Antes de Julgar, é Preciso Conhecer”, que será lançado no encerramento da Semana.
O juiz Holídice Barros, que integra a coordenação da III Semana de Valorização da Magistratura, avalia o evento como um dos mais importantes do calendário do Judiciário maranhense. Segundo ele, a Semana tem sido um instrumento importante no resgate do papel e da imagem do magistrado junto à sociedade.

“Apesar de todos terem ciência da relevância do papel do juiz, poucos têm a oportunidade de acompanhá-lo e de conhecerem de fato como funciona o seu cotidiano, de modo que a Semana pretende ser este canal de comunicação, valorizando o magistrado ao mostrar o seu lado mais humano”, declarou.

HOMENAGEM

A AMMA, em forma de homenagem, vai oferecer um almoço aos trinta novos juízes substitutos de entrância inicial do Tribunal de Justiça do Maranhão que tomaram posse no último dia 7 de agosto. Na ocasião, os novos integrantes da carreira serão apresentados aos demais juízes que ainda não se conhecem.

VALORIZAÇÃO

A Semana de Valorização da Magistratura aconteceu pela primeira vez no Maranhão em 2013, por iniciativa da AMMA, com o objetivo de aproximar o magistrado dos jurisdicionados, declarando, também, a sua importância, enquanto agente político, para o efetivo respeito aos direitos fundamentais.

Naquele ano, foi lançado o vídeo institucional “Antes de julgar, é preciso conhecer”, com aproximadamente oito minutos de duração, que trouxe como protagonistas de sua própria história dois magistrados do Maranhão, sendo um juiz da capital e uma juíza do interior do estado. Os dois magistrados foram acompanhados durante vários dias por uma equipe de produção em rotina diária comum a qualquer pessoa.

Em 2014, a II Semana de Valorização da Magistratura, foi realizada de 27 a 29 de agosto, com o seminário que teve como tema ‘Os novos desafios da Magistratura Brasileira’ e o curso de “Ativismo Judicial”. Foram realizadas palestras e contou com a presença do ministro do STJ, Paulo de Tarso Sanseverino, e o procurador Regional da República e professor da UERJ, Daniel Sarmento.

Fonte: Ascom AMMA

icone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Icone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido