Fórum eleitoral de João Lisboa é o 5º inaugurado na gestão do presidente Guerreiro Junior

Inauguração Forum João Lisboa - predio

A gestão do desembargador Guerreiro Junior como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão encerra no dia 17 em virtude do fim de seu biênio como membro efetivo.

Durante sua administração, 5 prédios próprios da Justiça Eleitoral no estado foram entregues à população das zonas eleitorais de Estreito, Pastos Bons, Colinas, Santa Helena e, por último, nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o de João Lisboa, localizado na Rua Lilás, s/n – Mutirão.

“Inaugurar prédios funcionais e seguros foi uma das metas que estabeleci ao assumir a presidência do TRE, totalizando mais de 2 milhões e meio de investimentos em construções”, ressaltou Guerreiro Junior.

No terreno de 1.620,00m² doado pela Prefeitura, em 262,26m² construiu-se prédio padrão que abriga central de atendimento ao eleitor, depósitos de urnas e de uso geral, banheiros, salas para o juiz, chefe de cartório, audiência, arquivo e telecomunicações. O custo total foi de R$ 506.584,11 pagos à MRA Serviços e Construções Ltda, contratada via concorrência para executar o serviço.

A cidade de João Lisboa (20.231 eleitores) é sede da 58ª zona eleitoral, cujos municípios termos são Buritirana (9.564 eleitores) e Senador La Roque (13.259 eleitores), que tem a servidora Sâmara Raquel Dantas Santos como chefe de cartório.

“Tenho a convicção de que a cidade de João Lisboa galgará índices cada vez elevados de ordem, disciplina e integração à vida em sociedade porque vai contar com o Poder Judiciário Eleitoral mais aparelhado”, discursou o juiz Glender Malheiros Guimarães, titular da 58ª zona.

Por ter colaborado com a cidadania, promovendo a doação do terreno onde o novo fórum de João Lisboa foi construído, o prefeito Jairo Madeira de Coimbra foi homenageado com um certificado de reconhecimento.

Nesta inauguração, o TRE-MA prestou nova homenagem aos desembargadores Bernardo Rodrigues e Froz Sobrinho que, à época do início desta construção, desempenhavam as funções de presidente e corregedor eleitoral, respectivamente, descerrando placas em alusão ao incansável empenho de ambos para que esta obra fosse concretizada.

Sobre João Francisco Lisboa, o desembargador Lourival Serejo, vice-presidente e corregedor do TRE-MA, observou que o maranhense, nascido em Pirapemas, se tratou de um dos maiores historiadores do Brasil, sendo também patrono da cadeira n.º 18 da Academia Brasileira de Letras, jornalista, crítico, orador e político. Ele nasceu em 22 de março de 1812 e faleceu em Lisboa, Portugal, em 26 de abril de 1863.

Também prestigiaram a solenidade de inauguração do Fórum Eleitoral João Francisco Lisboa os membros da Corte Ricardo Duailibe, Sebastião Bonfim, Júlio Praseres e Daniel Leite, juízes da região tocantina, prefeitos de Buritirana e Senador La Roque, vereadores, servidores da zona, advogados, líderes religiosos e comunitários, população e a imprensa.

Últimas notícias postadas

Recentes