Juíza Kátia Coelho de Sousa Dias é empossada como membro efetivo

Juíza Kátia Coelho de Sousa Dias é empossada como membro efetivo

Posse Katia Coelho
Dra. Katia Coelho recebendo Diploma da medalha de Mérito Eleitoral

Na tarde desta terça-feira, 15 de dezembro, Kátia Coelho de Sousa Dias tomou posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, categoria juiz de direito, para o biênio 2015-2017. Durante sessão solene, a magistrada prestou compromisso regimental, recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Arthur Quadros Colares Moreira” e foi saudada pelo desembargador Lourival Serejo, vice-presidente e corregedor.

“Todos que chegam aqui são bem-vindos. Para além desses votos, importa dizer que esperamos de Vossa Excelência que se apodere de suas funções, atenta aos princípios constitucionais que oxigenam o Direito Eleitoral, garantindo às partes igualdade de tratamento e atenção com a coisa pública. Parodiando São Paulo, posso concluir: seja ético e faça o que tem que ser feito”, declarou Serejo.

Em seu discurso, a empossada observou que a compra de votos ainda é um mal que teima em não ser erradicado, sina que acompanha cada pleito, principalmente nos interiores mais afastados e menos desenvolvidos, onde o clientelismo sobrepuja a esperança de dias melhores.

“Que tenhamos coragem para lutar o bom combate, almejando sempre cumprir as leis e a Constituição Federal, mas sempre tendo a sensibilidade necessária para conduzir o melhor julgamento, para que não nos assemelhemos à personagem de Tolstoi, Ivan Ilitch, que acreditava desempenhar seu papel de julgador da melhor maneira possível, mas apenas aplicava o direito de forma mecânica, fria, sem se preocupar com as consequências, uma vez que sua mente estava ocupada com as futilidades de sua vida burguesa, pagando por isso um preço muito caro”, observou.

Por fim, Kátia Coelho agradeceu à sua família, amigos e aos membros do Tribunal de Justiça pela confiança, em especial a desembargadora Cleonice Freire (presidente), estendendo os votos àqueles que se fizeram presente à sua posse, prometendo contribuir da melhor maneira possível para o engrandecimento da Justiça Eleitoral do Maranhão.

Com a posse da juíza Kátia Coelho, a Corte do TRE-MA passa a ser composta também pelos desembargadores Guerreiro Junior (presidente) e Lourival Serejo (vice-presidente e corregedor), pelos juízes Clodomir Reis (federal), Sebastião Bonfim (estadual) e pelos juristas Daniel Leite e Eduardo Moreira. Prestigiaram a solenidade desembargadores, juízes, advogados, familiares da empossada e a imprensa.

Currículo

Kátia Coelho de Sousa Dias é filha de Cosme Magalhães Dias e Orlete Coelho de Sousa Dias, com formação acadêmica em Direito (UFMA) e Psicologia (CEUMA). Aprovada em concurso público para exercer o cargo de juíza em abril de 1993, passou pelas comarcas de Coroatá, Urbano Santos, São Luís Gonzaga, Araioses, Santa Luzia, Açailândia, Codó e, por último, foi promovida por merecimento para funcionar como juíza auxiliar de São Luís, titularizando em abril de 2012 na 3ª Vara do Tribunal do Júri.

 

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido