Desembargador Lourival Serejo recebe título de Cidadão de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís concedeu, nesta sexta-feira (11), o título de Cidadão de São Luís ao desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. A honraria foi entregue em sessão solene na Câmara Municipal pela vereadora Bárbara Soeiro, que propôs a outorga através de Decreto Legislativo n.º 47/2015 aprovado por unanimidade pelos membros da Casa.

Título Cidadão de São Luís concedido ao desembargador Lourival Serejo
Título de Cidadão de São Luís concedido ao desembargador Lourival Serejo foi entregue na sexta, 11 de novembro

A Câmara Municipal de São Luís concedeu, nesta sexta-feira (11), o título de Cidadão de São Luís ao desembargador Lourival Serejo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. A honraria foi entregue em sessão solene na Câmara Municipal pela vereadora Bárbara Soeiro, que propôs a outorga através de Decreto Legislativo n.º 47/2015 aprovado por unanimidade pelos membros da Casa.

A cerimônia, presidida pelo vereador Astro de Ogum, presidente da Câmara, contou com a presença dos desembargadores Raimundo Barros (corregedor do TRE), Ricardo Duailibe (representando a Corregedoria Geral de Justiça), Jamil Gedeon (diretor da ESMAM) e Mario Lima Reis (desembargador aposentado); dos membros da Corte Daniel Leite e Eduardo Moreira, de advogados, servidores do Tribunal de Justiça e do Tribunal Eleitoral, confrades da Academia Maranhense de Letras, amigos e familiares.

Bárbara Soeiro discorreu sobre a trajetória profissional do desembargador que se destaca nas áreas jurídica e literária maranhense divulgando a cultura e as letras além fronteiras brasileiras. Evidenciou admiração e respeito por Serejo ser árduo defensor da participação feminina na vida política. "Diante do exposto, tornou-se imperativo e unânime entre todos os nobres colegas de parlamento a nossa dedicação, o nosso selo e nosso carinho de reconhecê-lo diante dessa biografia riquíssima com um homem de nobres e sublimes virtudes, onde se faz mais do que justo prestar essa homenagem concedendo ao senhor o título de cidadão ludovicense", finalizou.

O desembargador Lourival Serejo agradeceu a Câmara Municipal pelo acatamento da proposta da vereadora Bárbara Soeiro e relatou sua trajetória de chegada em São Luís que começou em 1969, onde os bondes já estavam cobertos pelo asfalto e os apitos das fábricas já haviam silenciado e onde as rodadas de conversa na praça João Lisboa deixavam todos atualizados. Para ele, esses entrosamentos com São Luís é que fizeram criar laços de afeto e pertencimento a esta cidade, como se fosse sua terra natal. E acrescentou "ao receber este título honorífico, sinto que ele está confirmando - botando no papel, como se diz - os sentimentos que construí por São Luís, ao longo de 47 anos". Citando a obra "Azulejos do Tempo", do poeta José Chagas, expressou o sentimento e o orgulho de ter se tornado cidadão de São Luís.

Sobre o homenageado

Nascido no município de Viana, no Maranhão, formou-se na Faculdade de Direito do Maranhão, especializando-se em Direito Público (Faculdade de Direito do Ceará) e em Direito Processual Civil (Universidade Federal de Pernambuco). Antes de ingressar na magistratura, Lourival Serejo foi advogado e promotor de Justiça.

Como magistrado, serviu nas comarcas de Arari, Brejo, Imperatriz e São Luís. Na capital, foi diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM), juiz auditor da Justiça Militar, membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e ouvidor do Tribunal de Justiça do Maranhão.

O desembargador ocupa a Cadeira nº 35 da Academia Maranhense de Letras. É também membro fundador da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, da Academia Imperatrizense de Letras e da Academia Vianense de Letras. Possui várias obras publicadas nas áreas literária e jurídica. Atualmente, é membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, onde exerce o cargo de presidente.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido