Prêmio Innovare reconhece prática de ações e projetos do planejamento estratégico do TRE-MA 2015-2020

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão recebeu a informação na tarde desta terça-feira, 14 de março, de que as “ações e projetos do planejamento estratégico do TRE-MA 2015-2020” foram selecionadas para fazer parte do banco de práticas do Instituto Innovare, que premia anualmente aquelas que contribuem para modernizar a justiça e é apoiado pelo Grupo Globo.

Consultoria do Prêmio Innovare visita o “TRE em Movimento”

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão recebeu a informação na tarde desta terça-feira, 14 de março, de que as “ações e projetos do planejamento estratégico do TRE-MA 2015-2020” foram selecionadas para fazer parte do banco de práticas do Instituto Innovare, que premia anualmente aquelas que contribuem para modernizar a justiça e é apoiado pelo Grupo Globo.

Os objetivos principais e permanentes do Instituto Innovare são a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do sistema judicial do país. Para tanto, o Instituto realiza premiação anual, além de palestras e eventos gratuitos, publica livros e artigos, produz documentários e ainda pesquisas sobre o tema justiça.

Para ser reconhecida, a prática precisa atender critérios como celeridade, qualidade, criatividade, praticidade, ineditismo, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e abrangência territorial.

Segundo a coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE-MA, Karla Abdala, a inovação da prática foi utilizar os questionários que foram elaborados pelos auditores do TCU para realizar levantamento da situação dos órgãos em relação à gestão e à governança, aproveitando as deficiências detectadas para estabelecer as ações e projetos do Plano Estratégico 2015-2020 do órgão, que sanassem os gaps diagnosticados.

“Tudo iniciou quando verificamos a riqueza dos conteúdos dos questionários do TCU. Ficou evidente que eles citavam práticas de estágio avançado de gestão e governança. Então, bastou solicitar o apoio das áreas responsáveis para que elaborassem planilhas para facilitar a análise mais detalhada de cada uma das dimensões tratadas em cada um dos questionários sobre pessoas, aquisições, governança pública e tecnologia da informação”, explicou Abdala.

O trabalho foi elaborado de forma participativa, que deu voz a todas as áreas e servidores do Tribunal na proposição e aprovação das ações e projetos, bem como na construção e definição dos indicadores e metas, observando o que determina a metodologia sobre a necessidade de revisar a estratégia, pelo menos, uma vez ao ano.

Os parceiros institucionais do Innovare são a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Conselho Federal da OAB, Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) e a Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania.

icone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Icone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido