São João do Sóter: quase 100 eleitores comparecem à votação simulada biométrica

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão deu início a mais uma edição do projeto de Votação Simulada em municípios que irão utilizar o sistema biométrico pela primeira vez.

Autoridades

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão deu início a mais uma edição do projeto de Votação Simulada em municípios que irão utilizar o sistema biométrico pela primeira vez. Em 2018, no estado, dos 217 municípios, 92 usarão a tecnologia.

A primeira cidade a receber o projeto foi São João do Sóter, termo da 6ª zona eleitoral de Caxias, onde 94 eleitores das escolas Roseana Sarney e Mariano Campos, distribuídos em 14 seções eleitorais, tiveram a oportunidade de testar o sistema biométrico. A atividade serviu ainda de capacitação aos mesários que irão atuar no dia da eleição.

Acompanharam a simulada o desembargador Tyrone José Silva (vice-presidente e corregedor), os juízes Itaércio Paulino da Silva (membro da Corte) e Anderson Sobral de Azevedo (titular da 6ª ZE – Caxias), Flávio Araújo Costa (diretor-geral), assessores e servidores da justiça eleitoral.

Para o desembargador Tyrone Silva, a identificação biométrica do eleitor permite maior segurança por ser um sistema eficaz e transparente.

Outros 2 municípios sediarão os simulados. São eles: Pinheiro (37ª zona) e Montes Altos (termo da 103ª zona). Neste último, em vez de votação, o TRE-MA realizará uma eleição simulada, em que todos os eleitores são convidados a participar.

Audiência Pública

Na sexta-feira, 17 de agosto, foi realizada, na Unidade Escolar Inácio Rocha, audiência pública para discutir com a população temas relativos às eleições 2018 com destaque ao novo sistema e a segurança do processo.

A audiência foi presidida pelo juiz Anderson Sobral de Azevedo (titular da 6ª ZE – Caxias) e pelo diretor-geral Flávio Araújo Costa. Participaram, também, o promotor eleitoral Thales Cunha Rodrigues Alves, autoridades do poder executivo e legislativo do município, lideranças políticas, estudantes e a população.

Flávio Costa ressaltou a importância do sistema para o processo democrático do país e conclamou a população, em especial os jovens, a exercerem a cidadania através do voto consciente.
O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MA, Gualter Gonçalves, explanou sobre o procedimento de preparação das urnas eletrônicas e da votação, ressaltando a importância da biometria para o processo eleitoral.

E-Título

Durante a audiência pública e a votação simulada, o Tribunal ainda está divulgando o aplicativo E-Título, que mostra a versão digital do título de eleitor e que serve para ser apresentado no dia da eleição. Para o eleitor que tem a biometria coletada, o aplicativo pode ser apresentado sozinho como identificação. Se não há biometria, deve ser apresentado junto de um documento com foto.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido