Gestão por Competências na Administração Pública é tema do I Desenvolve
Secretários de Gestão de pessoas de todos os Regionais discutiram a gestão por competência aplicada à administração pública.
Realizado nos dias 8 e 9 de março, no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, em Belém, o I Fórum de Educação e Desenvolvimento da Justiça Eleitoral, que recebeu o nome de Desenvolve, permitiu que secretários de Gestão de Pessoas de todos os Regionais discutissem a gestão por competência aplicada à administração pública.
No evento, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão foi representado pelo secretário Guilberth Garcês, pela coordenadora Fabiana Pelúcio (Educação e Desenvolvimento) e pelo chefe Luiz Gustavo Carvalho Assis (seção de Desenvolvimento Organizacional).
A programação contou com a palestra "Modelo de Gestão por Competências na Administração Pública" proferida pelo professor doutor Thiago Dias Costa, coordenador-geral do laboratório de Gestão do Comportamento Organizacional da Universidade do Pará.
Thiago Costa ressaltou que todos os órgãos devem implantar o modelo de gestão por competências, pois traz mais transparência à gestão pública e ajuda a balizar decisões que hoje ainda tem um grau muito alto de subjetividade. "Com o modelo de gestão por competências, todo esse tipo de decisão passa a ser focado em um único indicador que são os objetivos da instituição", explicou.
Outro tema em discussão foi a "Governança em Gestão de Pessoas" ministrado por Lilian Garcia do Conselho Nacional de Justiça e Adriano Amorim, diretor de Governança, Gestão de Risco e Segurança da Informação do Tribunal de Contas da União. Os palestrantes concluíram que governança, gestão de pessoas e valor público conversam entre si e, portanto, é possível melhorar a entrega de serviços e agregar valor público para a sociedade.
Os participantes ainda acompanharam casos de sucesso dos tribunais eleitorais, sendo que ao final foi elaborada a ata do evento, contendo as conclusões dos debates desenvolvidos durante a programação.
Fonte: TRE-PA, com edição.