TRE realiza sorteio das urnas que passarão por auditoria da votação eletrônica

Este ano, a novidade é que serão realizadas, por amostragem, no dia da votação, duas formas de auditoria: Auditoria em Condições Normais de Uso (antiga Votação Paralela) e Auditoria no dia da Votação por meio da Verificação e da Autenticidade e Integridade dos Sistemas (auditoria da urna na seção eleitoral).

TRE-TO Logo Eleições 2018

Na manhã deste sábado, 6 de outubro, cumprindo o que determina a Resolução 23.550/2017,  foi realizado o sorteio das 12 urnas que irão participar da auditoria da votação eletrônica, que acontecerá neste domingo (7). A Comissão é presidida pela juíza Kátia Coelho de Sousa Dias e composta pelos servidores Lúcia Chaves, Fabíola Macedo Coelho, Albimar Garrido, Jocielma Monteiro, Leana Batista e Roseana Santos.

Quatro urnas do estado foram sorteadas para a auditoria em condições normais de uso (antiga votação paralela) que ocorrerá paralelamente às eleições oficiais, das 8h às 17h, no 5º andar do prédio-anexo do TRE. Foram elas: 1 de São Luís, 1 de Alcântara, 1 de Imperatriz e 1 de Caxias.

Foram sorteadas, também, oito urnas para a auditoria na seção eleitoral, antes da emissão do relatório da zerésima. As urnas são dos municípios de Matões, Lago da Pedra, Vargem Grande, Chapadinha, Presidente Dutra, Pindaré-Mirim, São Raimundo das Mangabeiras e Amarante do Maranhão.

Participaram da solenidade os desembargadores Ricardo Duailibe (presidente), Tyrone Silva (corregedor), os juízes membros da Corte Eleitoral, Itaércio Paulino da Silva, Júlio Praseres, Gustavo Vilas Boas; o procurador regional eleitoral, Pedro Henrique de Oliveira Castelo Branco, o representante do Ministério Público Eleitoral, Pablo Bogéa Pereira Santos, o coordenador do Centro Tático Aéreo, o Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Alexandre José Caminha Walraven, o representante da Controladoria Geral da União, Arnaldo Guilherme de Oliveira, a observadora da Organização dos Estados Americanos - OEA, os representantes do PSDB, do PT, os representantes da empresa Grupo Maciel Auditoria e a imprensa.

Na oportunidade, funcionários da Justiça Federal e representantes das coligações “Todos Pelo Maranhão 4”, "O Maranhão Quer Mais", "O Maranhão Quer Mais 1", e os partidos PSL, PT, PSDB e PMN preencheram cédulas, que posteriormente foram depositadas nas urnas de lona das 4 (quatro) seções que serão submetidas à auditoria das urnas eletrônicas em condições normais de uso. As urnas de lona foram devidamente lacradas, com as rubricas da juíza presidente e do representante do Ministério Público Eleitoral, respeitando-se o quantitativo mínimo de 500 cédulas por seção.

Urnas sorteadas

Auditoria em condições normais de uso (antiga votação paralela)

Município

Zona

Seção

Local de votação

São Luís

531

C. E. Vicente Maia (antigo Colégio CEMA)

Alcântara

52ª

20

Escola Municipal Ver Raimundo Julio Monteiro

Imperatriz

33ª

675

Universidade Sul do Maranhão

Caxias

122

Colégio Caxiense

Auditoria no dia da Votação por meio da Verificação e da Autenticidade e Integridade dos Sistemas (auditoria da urna na seção eleitoral)

Município

Zona

Seção

Local de votação

Matões

81ª

59

Centro de Ensino Tecnológico Luis Conrado

Lago da Pedra

74ª

225

Unidade Integrada Raimundo Neres Bandeira

Vargem Grande

50ª

54

Unidade Escolar Padre Carvalho

Chapadinha

42ª

11

Unidade Escolar Dr. Otávio Vieira Passos

Presidente Dutra

54ª

191

Unidade Integrada Prof. João Martins Neto

Pindaré-Mirim

43ª

100

Escola Municipal Tia Chica

São Raimundo das Mangabeiras

34ª

54

Unidade Escolar São Raimundo Nonato

Amarante do Maranhão

99ª

1

Escola Municipal Sousandrade

Últimas notícias postadas

Recentes