Corte Eleitoral do Maranhão já julgou mais de 75% dos registros de candidaturas referentes às eleições 2018

As sessões do TRE-MA estão ocorrendo no 5º andar

Imagem para notícia de sessão ao vivo

Os Tribunais Regionais Eleitorais têm até o dia 17 de setembro - prazo estabelecido pelo calendário eleitoral - para julgar os pedidos de registros de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplente, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, referentes às eleições 2018.

No Maranhão, até 11 de setembro, foram julgados, dos 802 processos em tramitação sobre o tema no órgão, 629, dos quais 565 decorreram de decisões monocráticas e 64 do colegiado, restando pendentes 55 relativos a impugnações.

Ainda no mês de setembro, as sessões da Corte Eleitoral maranhense estão agendadas para os dias 13, 17, 18, 20, 25 e 27 e podem ser acompanhadas em tempo real pelo canal TRE-MA do Youtube.

Participam das decisões monocráticas e colegiadas – a depender do caso, os desembargadores Ricardo Duailibe (presidente) e Tyrone Silva (vice-presidente e corregedor), o juiz federal Wellington Castro (diretor da EJE), os juízes estaduais Itaércio Paulino e Júlio Praseres e os juristas Eduardo Moreira (ouvidor) e Gustavo Boas. Funciona como procurador regional eleitoral Pedro Henrique Castelo Branco.

Sistema DivulgaCandContas

Para acompanhar os status jurídicos das candidaturas, perfis dos postulantes aos cargos em disputa e as prestações de contas, a Justiça Eleitoral disponibiliza o sistema DivulgaCandContas, que permite também consulta a outros dados, como propostas de governo, certidões, declarações de bens, entre outros documentos e informações importantes.

O DivulgaCandContas mostra ainda prestações de contas parciais e finais de cada campanha com a discriminação dos gastos realizados e dos recursos financeiros arrecadados, identificando os doadores e fornecedores declarados pelos candidatos e partidos políticos. A partir dos relatórios financeiros que recebe, o sistema fornece informações sobre financiamento das campanhas. Assim, é possível a qualquer cidadão acompanhar a arrecadação e os gastos realizados.

Os dados do DivulgaCandContas são atualizados 3 vezes ao dia (às 8h, 14h e 19h) e para acessá-los não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

Últimas notícias postadas

Recentes

Lenita lança novo livro de contos

“Brasas ardentes na ponta dos dedos” será lançado no dia 26 de novembro, na Editora 7Letras, Galeria Vitrine de Ipanema, das 18 às 21h, no Rio de Janeiro.