Servidor Volgane Carvalho participa de audiência pública para sistematização das normas eleitorais no TRE-PR

Volgane Carvalho é o primeiro da esquerda para direita

Servidor Volgane em Curitiba

O servidor Volgane Carvalho, analista judiciário lotado na 4ª zona eleitoral maranhense (Caxias), participou de audiência pública dos Diálogos para Sistematização das Normas Eleitorais como coordenador do grupo de trabalho referente a Direitos Políticos na última segunda, 8 de julho, realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

A comunidade acadêmica, além de juristas, servidores da justiça eleitoral e interessados no tema foram recebidos pelo ministro Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral, e pelo presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira.

O evento, uma iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, tem o objetivo de colher contribuições para a identificação de conflitos normativos, antinomias ou dispositivos da legislação eleitoral tacitamente revogados. “Um mínimo de segurança jurídica substancial e de previsibilidade adequada são demandadas pela interpretação e aplicação das leis eleitorais”, disse Fachin, que é coordenador do Grupo de Trabalho de Sistematização das Normas Eleitorais do TSE.

O TRE-PR, a exemplo dos regionais eleitorais do Rio de Janeiro e de São Paulo, acolheram o desdobramento dos trabalhos coordenados pelo ministro em Brasília. “Hoje finalizaremos aqui a segunda etapa da tríplice cronologia que nós nos propusemos a levar a efeito desde o início deste ano e que se encerrará em 30 de setembro, quando entregarei o resultado à presidente do TSE, ministra Rosa Weber”, explicou Fachin.

No período da tarde, os expositores inscritos teceram contribuições quanto aos estudos preliminares dentro de 8 eixos temáticos: Direitos Políticos; Justiça Eleitoral; Propaganda; Financiamento de Campanha; Contencioso Eleitoral; Crimes Eleitorais; Eixo Transversal (participação feminina, jovens negros, indígenas, pessoas com deficiência e presos); e Partidos Políticos.

Fonte: TRE-PR, com edição

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido