Desembargador Cleones Cunha apresentará sistema de georreferenciamento em encontro nacional

Apresentação ocorrerá na 46ª edição do Colégio de Corregedores Eleitorais

Logo 46 Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais

O sistema de georreferenciamento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão será tema de palestra a ser proferida pelo desembargador Cleones Cunha, presidente do órgão, na 46ª edição do Colégio de Corregedores Eleitorais no próximo dia 10 de maio, em Bento Gonçalves (RS). O convite foi feito pelo presidente do Colégio, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior.

Também participarão do evento o desembargador Tyrone Silva, corregedor, o diretor-geral André Mendes, o assessor Rhycleyson Martins e o coordenador Magno Frazão.

A ferramenta permite ao Tribunal e à Corregedoria Regional Eleitoral do Maranhão acompanhar e monitorar o atendimento dos eleitores de todos os municípios do estado - com atualização de hora em hora, auxilia no planejamento das revisões eleitorais, bem como fornece informações sobre a necessidade ou não de se prorrogar por mais dias as revisões.

Ele também mostra o limite mínimo para indicação da homologação dos trabalhos revisionais com base no eleitorado que compareceu no último pleito, visualiza o percentual de eleitores revisados em relação à população - colorindo cada município de acordo com o desempenho na quantidade de revisões realizadas, compara a densidade demográfica das zonas eleitorais com o eleitorado, conforme regulamentado pela Resolução nº. 23.422/2014 do TSE, permite consultar a localização dos locais de votação e dos locais de atendimento ao eleitor (cartórios eleitorais e postos de atendimento) e identifica no mapa os municípios que já concluíram a revisão eleitoral biométrica, diferenciando-os dos municípios que encerraram a revisão em ciclos eleitorais anteriores.

Em gráficos, demostra o volume tanto diário quanto acumulado de atendimentos desde a instalação do kit biométrico - disponibilizando dados do atendimento ordinário e revisional (obrigatório), exibe informações detalhadas de cada município, como, por exemplo, alistamentos, transferências, revisões, metas, projeções, cancelamentos, entre outros campos, demostra visualmente a relação eleitorado/população de cada município, facilitando a descoberta de distorções no cadastro eleitoral de municípios vizinhos.

 

Últimas notícias postadas

Recentes