Projeto Voto Jovem na Escola: Democracia e a importância da Constituição para um País são temas de palestra

A ação foi mais uma etapa do projeto Voto Jovem na Escola realizado pela Corregedoria Regional Eleitoral juntamente com a Escola Judiciária do Maranhão.

Palestra Voto Jovem no CE Paulo Freire

Como parte de mais uma ação do projeto Voto Jovem na Escola, coordenado pelo desembargador Tyrone Silva com o apoio da Escola Judiciária do Maranhão, foi realizada na tarde de hoje, 27 de novembro, às 15h30, palestra no Centro de Ensino Paulo Freire, em São Luís, além de distribuição de cartilhas e materiais educativos para os jovens participantes.

Temas como o exercício da democracia e do voto consciente; os conceitos e valores da Constituição de um País e; a importância da eleição em um regime democrático e na escolha dos governantes e representantes do povo no parlamento em níveis federal, estadual e municipal foram abordados pelo juiz de direito Marco Antonio Netto Teixeira, titular da 2ª zona eleitoral.

“Precisamos assumir o dever de batalhar por esse País e não apenas esperar que ele nos dê as condições. É necessário que nós assumamos o compromisso de sermos brasileiros. Assim, chamo a atenção para o fato de que é importante, não obrigatório, que vocês, jovens entre 16 e 17 anos, participem do processo democrático eleitoral nas eleições vindouras para a escolha dos nossos representantes”, enfatizou o palestrante.

Ao final, a gestora-geral do C. E. Paulo Freire, professora Terezinha de Jesus Pereira Nogueira agradeceu a presença do TRE-MA na referida escola e ressaltou a importância desse trabalho de conscientização política e protagonismo da juventude que, para ela, são tão necessários nos dias atuais.

Participaram ainda da mesa dos trabalhos, o assessor da corregedoria do TRE-MA, Rhycleyson Campos Paiva Martins e a supervisora do turno vespertino do C. E. Paulo Freire, professora Regina Oliveira do Nascimento Marinho.