“Participem, se envolvam, pesquisem a veracidade do que ouvem sobre o processo eleitoral”, pede o presidente do TRE em palestra do Voto Jovem

A ação educativa busca estimular os novos e futuros eleitores a terem uma maior consciência da importância de seu voto e do processo eleitoral como um todo.

25/10/19 - Desembargador Cleones Cunha palestrando no Dom Bosco

“Que nós tenhamos a segurança e a liberdade de escolher, bem ou mal. Se nós escolhermos mal é problema nosso; se nós escolhermos bem é problema nosso. O que nós não podemos é deixar acontecer como aconteceu na época da ditadura militar em que nós não escolhíamos os governadores e que alguns senadores, alguns prefeitos, não eram escolhidos, por exemplo. O que nós temos que ter é a garantia de que podemos votar e votarmos bem. E isso é que a Justiça Eleitoral está fazendo desde sua criação em 1932: garantir a soberania do eleitor no processo eleitoral”.

As palavras acima fizeram parte de palestra proferida pelo desembargador Cleones Cunha, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, no colégio Dom Bosco, que é uma das escolas que recebeu o projeto Voto Jovem na última semana. As outras duas foram o Marista (no Araçagy) no dia 18 de outubro e Almirante Tamandaré (Cohab) no dia 22 de outubro, em que os palestrantes, respectivamente, foram: diretor-geral André Mendes e o ex-membro da Corte Daniel Leite e na última o promotor de justiça Pablo Bogéa, auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral do estado (álbum de fotos disponível no Flickr).

Durante as palestras os alunos são incentivados a interagir através de perguntas sobre temas tratados como cidadania, segurança da biometria, recadastramento eleitoral, voto obrigatório, alistamento, e-título, evolução do processo eleitoral, estrutura organizacional dos poderes constituídos e papel da Justiça Eleitoral na garantia de direitos como de escolha de representantes nos poderes legislativos e executivos.

O projeto Voto Jovem na Escola é uma iniciativa da Corregedoria Regional Eleitoral do Maranhão, cuja coordenação dos trabalhos é do desembargador Tyrone Silva, atual corregedor, com apoio da Escola Judiciária Eleitoral, que está, desde o ano de 2009, visitando escolas do estado, em especial de São Luís, levando informação sobre o processo eletrônico de votação, distribuindo cartilhas e promovendo eleições simuladas. 

A ação educativa busca, em resumo, estimular os novos e futuros eleitores a terem uma maior consciência da importância de seu voto e do processo eleitoral como um todo.

Palestra no Marista Araçagy (18 de outubro)

O diretor-geral André Menezes Mendes destacou que os indivíduos que estão em uma assembléia legislativa, câmara de vereadores, prefeitura, governo estadual, congresso nacional ou mesmo na presidência do país, são representantes do povo. “Eles têm uma procuração do povo para em seu nome agir. Se eles são os nossos representantes, eles estão lá porque nós os colocamos. Se nós escolhemos mal, nós seremos mal representados”, pontuou.

Com o tema “Sou estudante, voto consciente”, o advogado Daniel Leite, ex-membro da Corte, categoria jurista, abordou assuntos como liderança, o papel do cidadão na sociedade, a democracia e a organização do estado democrático de direito, as funções e atividades da Justiça Eleitoral, dando ênfase aos sistemas eleitorais – majoritário e proporcional – e às eleições. Para ele, “ser cidadão significa não só ter acesso a diretos civis, políticos e sociais, mas também ter consciência desses direitos e cobrar pelo seu exercício”, frisou.

Palestra no Almirante Tamandaré (22 de outubro)

O promotor de justiça auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral do Maranhão, Pablo Bogéa Pereira Santos, ressaltou que “todas as decisões tomadas nas esferas dos governos federal, estadual ou municipal afetam a nossa vida, as ações da nossa comunidade, sejam elas decisões boas ou ruins. Nós, cidadãos brasileiros, estamos sujeitos aos governos e é por isso que devemos ter consciência do valor das nossas escolhas”.

Medalhas

Tanto o corregedor, desembargador Tyrone Silva, como o diretor-geral André Mendes, receberam Medalhas Eméritas do Marista por terem levado o projeto até a escola, que é comprometida com a democracia e por onde muitos políticos de renome passaram pelas unidades Marista de todo o Brasil. 

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido