Voto Jovem na escola: Protagonismo dos jovens no processo eleitoral é tema de palestra.

O evento ocorreu no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, para alunos do ensino médio, com idade entre 15 e 16 anos, do curso técnico de serviços jurídicos.

Palestra no IEMA

Com o objetivo de estimular uma maior participação política dos jovens no processo eleitoral, o promotor de justiça, Márcio Thadeu Silva Marques, proferiu na tarde de hoje, 24 de setembro, palestra que abordou temas como: a conquista do voto, protagonismo da juventude nas eleições, exercício da cidadania e valorização da democracia.

“A opinião de vocês deve ser considerada. Ainda que não reflita a intenção da maioria, ela não pode ser eliminada. Em uma democracia tem-se que aprender a conviver com a diversidade. E o processo eleitoral nos ensina isso”, pontuou o membro do Ministério Público.

O evento, que faz parte da programação do projeto Voto Jovem na Escola, busca fomentar o exercício da cidadania, destacando a importância do voto consciente e possui diversas ações, tais como: palestras educativas, concursos de redação, treinamento, simulação de votação nas urnas eletrônicas, além do alistamento eleitoral.

Para o desembargador Tyrone Silva, vice-presidente e corregedor, o projeto também possui como finalidade embutir nos jovens o interesse pela participação política social, de construção da democracia e cidadania. “Queremos com essa ação, despertar na juventude a vontade de participar ativamente de todo esse processo, não só o eleitoral”, finalizou.

Além do desembargador Tyrone Silva e do promotor de justiça Márcio Thadeu Silva Marques, compôs a mesa dos trabalhos a gestora administrativa e financeira do IEMA, professora Hildejane de Almeida Silva.