Dia Internacional da Democracia é lembrado pelos membros da Corte Maranhense

.

Sessão do dia 15.9.2020 - Manhã

Quinze de setembro é a data em que se comemora o Dia Internacional da Democracia e foi lembrada durante sessão jurisdicional do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Assembleia Geral de 2007, o objetivo principal é realçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais.

O presidente da Corte, desembargador Tyrone Silva, afirmou que essa data é bem significativa para a justiça eleitoral porque é "na eleição que se revela a cidadania de cada um, no voto, na manifestação, nas escolhas de representantes. É o sistema democrático que viabiliza essa escolha representativa".

Ao falar sobre o assunto, o membro da Corte Bruno Duailibe reafirmou a importância do papel da justiça eleitoral para a concretização da democracia e lembrou que o TRE está intimamente associado ao tema por ser o responsável para a concretização, de dois em dois anos, da vontade popular. Lembrou que, em seu discurso de posse, já tinha registrado que "as eleições são uma festa cuja a anfitriã maior é a democracia". Encerrando suas palavras desejou sucesso aos envolvidos no pleito de 2020.

A manifestação do juiz Duailibe foi registrada nos anais do Tribunal por solicitação do desembargador Tyrone Silva.