Revista comemorativa dos 25 anos do Coptrel tem artigo do desembargador Tyrone Silva

O desembargador é o atual presidente do TRE-MA

Revista COPTREL 25 anos

“O sufrágio como instrumento da cidadania” é o tema do artigo do desembargador Tyrone Silva, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, publicado na Revista comemorativa dos 25 anos do Colégio de Presidentes de TREs, completados na quarta, 16 de setembro.

A publicação, lançada nas versões online e impressa, reúne artigos dos presidentes dos TREs sobre os desafios de se comandar as eleições 2020 no cenário de pandemia da Covid-19. Tem ainda uma reportagem especial sobre a história da entidade. A criação da revista foi uma iniciativa do atual presidente do Colégio e do TRE-BA, desembargador Jatahy Junior.

Após fazer um histórico sobre a evolução do processo eleitoral, o desembargador Tyrone Silva encerra seu artigo pontuando: “nesse propósito de aperfeiçoamento, tem sido constante e progressiva a criação e adoção de novas e modernas técnicas no nosso sistema eleitoral de votação, destacando-se que em menos de 50 anos passamos das históricas urnas de madeiras, usadas até os anos sessenta, às urnas eletrônicas, a partir do final da década de noventa. E agora, finalmente, na era digital com a votação biométrica. Assim, com essa consciência participativa, mais valioso se torna nosso voto; mais legítima nossa representatividade política. E com maior plenitude torna-se o exercício de nossa cidadania”. 

Leia versão eletrônica da revista

Leia versão em PDF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, que é presidente de Honra do Coptrel, também contribuiu com seu artigo para a revista. A publicação contou ainda com a colaboração do professor e analista judiciário Jaime Barreiros, que assina um ensaio sobre a Democracia.

“Neste momento histórico para o nosso Coptrel, estamos comemorando seus 25 anos de fundação, quando os colegas que nos antecederam com espírito empreendedor deram início à profícua existência desta entidade marcado pela vontade de querer e fazer o melhor para nossa justiça especializada”, explicou o desembargador Jatahy Júnior.

Além dos artigos, a edição número 1 da revista traz uma reportagem especial que conta um pouco sobre a história do Coptrel, desde a sua criação, em 1995, até os dias atuais. A matéria foi realizada pela jornalista Jane Figueredo, da Ascom do TRE-BA, e traz entrevistas com ex-presidentes, aposentados e servidores que fazem parte da trajetória do colégio. O projeto gráfico da revista é do designer Tiago Alencar.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido