Biblioteca do TRE-MA

Apresentação

A Seção de Biblioteca está subordinada a Coordenadoria de Gestão da Informação da Secretaria de Administração e Finanças, voltada para atender os membros da corte, estagiários, terceirizados, requisitados e servidores do TRE-MA, como também usuários externos.

Informações

  • Chefe da Seção de Biblioteca: Maria Izabel Everton Alvares;
  • Email: sebli@tre-ma.jus.br;
  • Telefone: (98) 2107-8717;
  • Endereço: Avenida Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís – MA, CEP 65.010-917;
  • Horário de Funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h.

Empréstimo

O serviço de empréstimo da biblioteca é permitido aos magistrados e servidores do TRE-MA. Ao usuário externo é permitido a consulta do documento na biblioteca.

O servidor cadastrado poderá retirar para empréstimo até dois livros de publicações diferentes e duas mídias no prazo de sete dias corridos. Não será permitido o empréstimo de dicionários, enciclopédias e livros de consulta local.

Reserva

A reserva só poderá ser realizada quando o livro pertencer ao acervo do TRE-MA e o livro estiver emprestado. A reserva poderá ser feita pelo sistema da REJE e na biblioteca.

O usuário será comunicado por telefone quando o livro reservado for devolvido e terá um prazo de 48h após a devolução para fazer o empréstimo da obras, senão a reserva será cancelada.

A reserva do livro poderá ser feita pela Rede de bibliotecas da Justiça Eleitoral - REJE, por telefone e diretamente na biblioteca.

Renovação

A renovação do empréstimo para o mesmo título poderá ser feita, por até três vezes, desde que não haja reserva feita por outro servidor. Não poderá ser renovado livro com data de empréstimo expirado.  

Os usuários que não conseguirem efetuar a renovação e a reserva através do sistema da REJE e não estiverem cadastrado no sistema da biblioteca devem entrar em contato através do telefone da Seção de Biblioteca.

Normas

A Portaria 298/2016 estabelece as normas para para a concessão de empréstimo, renovação, reserva e devolução de livros do acervo da biblioteca da Secretaria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Guia do Usuário

Histórico da Biblioteca

A Biblioteca do TRE-MA iniciou suas atividades, em 1978, com a publicação do Regimento Interno da Secretaria sob a Presidência do Desembargador Lauro de Berredo Martins vinculada, regimentalmente, à Seção de Documentação e Informática do Serviço de Documentação da Secretaria de Coordenação Administrativa.  Seu acervo foi sendo adquirido aos poucos, através de compras e doações dos tribunais regionais e outras instituições relacionadas à área jurídica.

O cargo de Bibliotecário no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão foi criado mediante a Lei n. 7.012, de julho de 1982, assumindo a primeira Bibliotecária no ano de 1985, Maria de Fátima Soares da Fonseca, responsável pela estruturação inicial da Biblioteca.

Em 1997, na Presidência do Desembargador José Pires da Fonseca, com o advento do novo Regulamento Interno da Secretaria, as atividades da biblioteca passaram a ser realizadas através da Seção de Processamento Técnico subordinada à Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação da Secretária Judiciária.

Em 30 de dezembro de 1999 assumiu a segunda Bibliotecária do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, aprovada por concurso externo, Maria Izabel Everton Alvares, na presidência do Desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto.

No ano de 2007, na gestão do Desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf, foi aprovado o novo Regimento Interno da Secretaria e da Corregedoria Regional Eleitoral, através da Resolução n. 7.044, de 13.11.2007, publicada em 17.12.2007 – DJ, onde a Seção de Processamento Técnico passou a ser chamada Seção de Biblioteca (SEBLI) subordinada à Coordenadoria de Gestão da Informação da Secretaria de Administração e Finanças. Ressaltamos que, com a inauguração do prédio Anexo, Desembargador Kleber Moreira de Souza em 05.08.2005, na Presidência do Desembargador Raymundo Liciano de Carvalho e do Corregedor Jorge Rachid Mubárack Maluf, a Seção de Biblioteca passou a desenvolver suas atividades no 5º andar do citado prédio.

Com o propósito de informatizar os serviços da biblioteca, o Tribunal adquiriu em 2007 o Aleph 500 (Automated Library Expansive Program), um sistema de gerenciamento do acervo que foi implantado no final de 2008.

O referido sistema permitiu a integração da Justiça Eleitoral, tratando-se de um sistema completo e integrado que gerencia biblioteca em qualquer tamanho e estrutura. O sistema Aleph 500, que foi desenvolvido pelo grupo Ex Libris, é um programa de Bibliotecas e Centros de Pesquisa para lidar com os desafios tecnológicos que as bibliotecas enfrentam no mundo da informação.

O Aleph 500 é um sistema que permite ao usuário pesquisar o acervo atualizado de todas as bibliotecas dos TREs. Esse serviço foi adotado pelo TSE com o objetivo de estabelecer um Sistema Integrado de Bibliotecas da Justiça Eleitoral

Acervo da Biblioteca

A Biblioteca do TRE-MA possui um acervo de publicações nas diversas áreas do Direito Eleitoral, Constitucional, Administrativo, Civil, Penal, Trabalho, Tributário, Financeiro como também na área de informática, comunicação, contabilidade, recurso humanos, entre outros.

O acervo completo encontra-se catalogado na Rede de bibliotecas da Justiça Eleitoral - REJE.

As novas aquisições da biblioteca pode ser consultadas neste arquivo (formato PDF).

Revista Maranhão Eleitoral

A revista Maranhão Eleitoral iniciou no ano de 2003 em formato digital e teve como Coordenador o Des. Lourival de Jesus Serejo Sousa. É uma publicação anual que tem com objetivo incentivar o estudo e propiciar o intercâmbio entre o TRE-MA e profissionais que atuem no campo do Direito. Visualize os volumes da revista Maranhão Eleitoral.