Uso de comunicação em linguagem acessível no portal da Internet

Rybená

O portal do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão conta com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A inteligência artificial chamada de Rybená, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros, em todas as informações, notícias, e manifestações públicas disponibilizadas por meio do portal.

Essa ferramenta foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

Como funciona

No canto inferior direito da tela do computador estão localizados o ícone de acessibilidade representados uma pessoa de braços abertos dentro de um círculo azul. Ao clicar no ícone, abrem-se mais quatro ícones: acessibilidade, contraste, libras e voz.

O ícone acessibilidade, representado por uma pessoa de braços abertos, direciona para informações sobre ferramentas de acessibilidade do portal para as pessoas com necessidades especiais e àquelas com restrições motoras transitórias.

O ícone contraste, representado por um sol, permite a visualização das páginas do portal com contraste de cores, ficando o fundo do texto escuro e as as letras em cores claras.

O ícone libras, representado por palmas de mãos, direciona para a ferramenta Rybená (personagem virtual), permitindo ao usuário selecionar o texto que deseja ler e ter a tradução por Libras.

O ícone voz, representado por um contorno de rosto lateral, também direciona para a ferramenta Rybená (personagem virtual), permitindo ao usuário selecionar o texto que deseja e obter a leitura mediante voz sintética

 

Exemplos de comunicação em linguagem acessível, intérprete de libras, legenda e audiodescrição em manifestações públicas.

Conselho Federal da OAB enaltece o programa de acessibilidade da justiça eleitoral

- Definidos os conceitos e ações administrativas do Programa de Acessibilidade

Campanhas publicitárias

 

Uso de Intérprete de LIBRAS

Visando a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência auditiva, o TRE-MA passou a usar intérprete de LIBRAS em sua sessão jurisdicional ordinária datada de 07.07.2020 transmitida em seu canal no Youtube. 

Exemplos de transmissão de sessão plenária com intérprete de LIBRAS
Sessão do dia 7.7.2020 - Manhã;
Sessão do dia 7.7.2020 - Tarde.

 

Uso de legenda e audiodescrição

O TRE- MA passou a utilizar a partir do dia 30.6.2020 a hashtag #DescriçãodaImagem em sua rede social oficial que permite a audiodescrição das imagem.

Exemplos de postagem com a hashtag #DescriçãodaImagem 
https://www.instagram.com/p/CCEiXJAJSHv/

Outro serviço que contribui para a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva é o serviço de legendas do YouTube.

Desse modo, o TRE- MA ativou no seu canal a configuração que permite ao usuário ativar a visualização de legendas geradas automaticamente nas sessões de julgamento ao vivo, vídeos publicados ou que vierem a ser publicados no nosso canal.

Para visualizar as legendas, basta clicar no botão "Legendas/Legendas ocultas (c)" no canto inferior direito do vídeo.