Selo "Boas Práticas de Motivação e Engajamento: inscrições de 15 de maio a 16 de junho

Vencedores serão reconhecidos no final do mês de junho

Selo "Boas Práticas de Motivação e Engajamento: inscrições de 15 de maio a 16 de junho

Com objetivo de reconhecer as práticas que contribuem para melhorar continuamente o clima organizacional e incentivar líderes e lideradas (os) a compartilharem o que realizam e vivenciam em sua unidade de trabalho, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, através de seu Laboratório de Inovação, instituiu o Selo "Boas Práticas de Motivação e Engajamento”, cujas inscrições estarão disponíveis a partir da segunda, 15 de maio, dentro de sistema de mesmo nome no Guardião, em que podem participar magistradas (os), servidoras (es) e estagiárias (os) em exercício.

A ideia é ainda fomentar cultura consciente de que os resultados são gerados por pessoas que quando estão engajadas e motivadas, aumentam a qualidade dos serviços e produtos desenvolvidos, oportunizando campo fértil para a inovação.

Na apresentação do projeto ao presidente José Luiz de Almeida, a equipe do Laboratório de Inovação registrou que a efetividade de uma organização encontra alicerce em ambiente voltado para a união de esforços em prol de objetivos comuns, onde todos somam competências para multiplicar resultados e gerar valor público.

No caso da Justiça Eleitoral do Maranhão, o entendimento é que “tão importante quanto gerar valor público, é ter as pessoas que geram esse valor alinhadas e comprometidas com a missão do órgão”.

Para os fins do Selo, conforme prevê o regulamento (formato PDF), as práticas ao serem cadastradas devem ser vinculadas a um dos temas: reconhecimento; entregas de qualidade; desafios e início de novos projetos; autonomia; transparência e compartilhamento de informações; interação entre as pessoas; produtividade; ambiente harmônico; outros.

De acordo com o cronograma, a solenidade de reconhecimento e entrega dos certificados Ouro, Prata e Bronze acontecerá no final do mês de junho.

 

Glossário: 

Boas Práticas: entendidas como experiência, atividade, ação, métodos ou técnicas efetivamente utilizadas na realização de determinadas tarefas, procedimentos, interações e vivências, que evidenciem resultados expressivos em termos de eficácia, eficiência e valor agregado para os envolvidos direta ou indiretamente.

Motivação: sentimento que impulsiona os indivíduos a estarem emocionalmente cativados, levando-os ao comprometimento para o alcance dos objetivos.

Engajamento: estado mental e emocional positivo caracterizado por interesse, dedicação e comprometimento gerando relacionamento e interação de forma natural e harmônica visando objetivos comuns.

Unidade: engloba Assessorias, Comissões, Núcleos, Seções, Coordenadorias, Secretarias, Zonas Eleitorais, setores etc.

Clima organizacional: percepção global das pessoas a respeito de seu ambiente de trabalho capaz de influenciar o comportamento profissional e afetar o desempenho da organização.

Valor Público: Valor público são os produtos e resultados gerados, preservados ou entregues pelas atividades de uma organização que representem respostas efetivas e úteis às necessidades ou às demandas de interesse público e modifiquem aspectos do conjunto da sociedade ou de alguns grupos específicos reconhecidos como destinatários legítimos de bens e serviços públicos.

 

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