Servidor Fagianni Viana de Miranda observa processo eleitoral do parlamento europeu
Viagem aconteceu entre 28 de maio e 10 de junho de 2024

No período de 28 de maio a 10 de junho de 2024, 10 pessoas da justiça eleitoral brasileira observaram as eleições gerais do parlamento europeu, entre elas, o servidor Fagianni Viana de Miranda, assessor da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.
As demais pessoas eram do Rio de Janeiro e do Paraná, que integram o organismo independente internacional Transparencia Electoral, que já participou de missões na Argentina e no Chile em 2023 e prestou suporte nas eleições do Panamá e El Salvador agora em 2024.
Na Embaixada do Brasil em Bruxelas, elas tiveram reuniões com representantes partidários de diversas correntes ideológicas e no Parlamento Europeu se reuniram com deputados/as e altos/as comissários/as, além de serem recebidas pelo embaixador Pedro Miguel Costa e Silva.
Durante a missão também realizaram visitas a vários locais de votação na Bélgica e no interior da Alemanha, além de acompanharem o processo eleitoral em Bruxelas.
Para o servidor, o que mais chamou a atenção foi o nível de curiosidade e interesse do Parlamento pelo sistema eletrônico de votação do Brasil.