Campanha “Fale, Maria” 2025 no combate à violência de gênero
.

Em 19 de maio, uma ação conjunta da Comissão TRE Mulheres, da Escola Judiciária Eleitoral, da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e Diversidade, da Comissão de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios Moral e Sexual e da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão lançou a edição 2025 de seu programa permanente de combate à violência de gênero intitulado “Fale, Maria”, que seguirá ativa até 30 de maio.
A campanha 2025 busca romper o silêncio que ainda cerca muitas situações de abuso, com o lema: “Não se cale. Não se omita. Enfrentar a violência é um dever coletivo.”
Assim, busca-se ampliar a divulgação e o fortalecimento deste programa permanente do TRE-MA, que é uma iniciativa pioneira voltada à escuta, acolhimento e orientação de vítimas de violência de gênero.
Além de oferecer suporte individual, o “Fale, Maria” também atua como ferramenta de conscientização institucional, reforçando a importância de um ambiente de trabalho mais justo, respeitoso e igualitário.
A propagação do programa está acontecendo com envio de mensagens por email institucional e com compartilhamento de imagens pelos grupos de whatsapp internos.
No total, são 25 imagens que tratam de como denunciar, como identificar sinais, os tipos de violência, evidências, o que é feminicídio, assédios moral e sexual, como funciona a patrulha Maria da Penha, o que é a lei, o aplicativo Salve Maria da Secretaria de Segurança Pública, entre outros.
Para mais informações sobre o Programa e seus canais de atendimento, acesse a aba “Política de Gênero” da guia “Institucional” do endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br.