Estudantes do IFMA campus Monte Castelo participam de eleição simulada
Atividade foi promovida pelo TREMALAB em parceria com a Fábrica de Inovação da Matemática

Como parte do projeto “A Matemática da Democracia: Voto Proporcional Explicado”, o Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TREMALAB) realizou no dia 21 de outubro uma eleição simulada com estudantes do IFMA campus Monte Castelo, cujos dados serão apurados e analisados no dia 23 sob uma perspectiva matemática, oferecendo uma leitura crítica de gráficos e cenários.
A iniciativa, alinhada à Meta 9 do Conselho Nacional de Justiça, tem como objetivo explicar, de maneira acessível e didática, como funcionam as eleições proporcionais no Brasil, contribuindo para a formação de estudantes e da comunidade escolar, capacitando essas pessoas para identificar, interpretar e atuar diretamente no combate à desinformação sobre o processo eleitoral.
“Ao participarem da eleição simulada com urnas eletrônicas reais — muitas vezes utilizando o equipamento pela primeira vez — estudantes não apenas se familiarizaram com a prática do voto, mas também compreenderam, de forma clara e aplicada, como a matemática está por trás da apuração e da distribuição das cadeiras no sistema proporcional. Essa vivência educativa sensibiliza para a necessidade da participação cidadã no exercício da democracia por meio do voto, além de fortalecer a confiabilidade no processo eleitoral”, destacou a professora Camila Andrade, coordenadora do curso de Design.
Entre os resultados esperados pelo projeto estão o aumento da participação de jovens na política, a ampliação da compreensão do sistema eleitoral e a promoção de um voto mais consciente e informado.