Expojud 2025: psicólogo do TRE-MA apresenta benefícios do uso da inteligência artificial na gestão por competências
Apresentação ocorreu na quinta, 16

Brasília está sediando a Expojud 2025, que é um congresso internacional de tecnologia, inovação e direito, que começou no dia 14 e encerra nesta quinta, 16 de outubro.
Na programação, entre as inúmeras exposições, palestras e atividades, o servidor Gustavo Assis, analista judiciário psicólogo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, apresentou benefícios que o uso da inteligência artificial pode proporcionar na gestão por competências.
Segundo Gustavo Assis, a agente de IA automatiza toda a parte operacional da gestão por competências ao mapeá-las, especificar trilhas de aprendizagem e definir perfis profissionais das áreas, com descrições detalhadas, formação e experiências necessárias para cada cargo ou função.
“Eu já fiz isso, inclusive: mapeei todas as competências específicas e gerais, estou trabalhando nas gerenciais e nos perfis profissionais das áreas para depois validar com cada pessoa que gere. O TRE-MA inovou ao incorporar modelos de inteligência artificial, especialmente ajustados para o contexto institucional, como ferramenta estratégica no mapeamento de competências. A inteligência artificial não substitui o trabalho humano. Ela o potencializa, permitindo quem gere pessoas a se concentrarem em atividades analíticas de maior valor agregado.
A ferramenta já foi apresentada pelo psicólogo no programa “Desenvolve Justiça Eleitoral” e em novembro ele irá apresentá-la na reunião de quem gere pessoas promovida pelo Conselho Nacional de Justiça.
Luiz Gustavo Carvalho Assis é mestre em Psicologia, tem MBA em Gestão de Pessoas é é especialista em saúde mental e terapia cognitivo-comportamental.


