Fóruns Eleitorais de Pastos Bons e Colinas são inaugurados

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão inaugurou nas manhãs desta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de agosto, as novas instalações dos fóruns de Pastos Bons e Colinas, sedes das 17ª e 29ª zonas.

Desembargador Guerreiro Junior presidiu as solenidades que foram bastante prestigiadas

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão inaugurou nas manhãs desta quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de agosto, as novas instalações dos fóruns de Pastos Bons e Colinas, sedes das 17ª e 29ª zonas.

O primeiro, que recebeu o nome de Fórum Eleitoral Padre Constantino Vieira, situa-se na Avenida Domingos Sertão, s/n – bairro São José. Já o segundo, batizado de Fórum Eleitoral Dr. Carlos Orleans Brandão, localiza-se na Rodovia 132, trecho Colinas – Buriti Bravo, s/n.

Ambos possuem pavimento único composto por 1 central de atendimento ao eleitor, 1 depósito de urnas/arquivo, 2 banheiros para uso do público externo, 2 banheiros para uso dos servidores, 1 copa, 1 sala técnica, 1 depósito de uso geral, 1 sala de apoio administrativo e 1 sala única de juiz e audiências. Eles custaram, respectivamente, R$ 563.925,96 e R$ 435.094,75.

As solenidades de inauguração foram presididas pelo desembargador Guerreiro Junior, presidente do TRE-MA, que estava acompanhado do desembargador Bernardo Rodrigues (homenageado) e dos desembargadores eleitorais Clodomir Reis (diretor da EJE) e Daniel Leite, além dos juízes Sebastião Bonfim (auxiliar da presidência), Sílvio Alves Nascimento (Pastos Bons) e Marcelo Elias Matos e Oka (Colinas), do diretor Gustavo Campos (Geral), além de secretários e assessores.

"É com muita alegria que nos deslocamos até estas cidades para inaugurar obras que beneficiarão diretamente a população. O nosso papel é esse: promover o desenvolvimento da justiça”, destacou o presidente.

Nos dois municípios, magistrados, servidores e a comunidade agradeceram ao Regional pelas construções que irão melhorar a prestação dos serviços eleitorais.

"Pastos Bons há muito tempo aguardava por este progresso”, observou o juiz Sílvio Alves Nascimento, titular da 17ª zona. Em Colinas, quem usou a palavra foi o juiz Marcelo Elias Matos e Oka, titular da 29ª zona. “A história da Justiça Eleitoral está aí para mostrar o quanto é importante evoluir e ter estrutura própria para prestar cada vez mais melhores serviços”, ressaltou.

Prestigiaram as inaugurações juízes, promotores, o vice-governador Carlos Brandão, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias, familiares dos homenageados, a sociedade e a imprensa.

Dados das zonas

A 17ª zona eleitoral possui um total de 22.909 eleitores distribuídos nas cidades de Benedito Leite (3.618 eleitores), Nova Iorque (3.210), São Domingos do Azeitão (4.687) e Pastos Bons (11.394). O terreno de 640m2 onde foi construído o Fórum Eleitoral Padre Constantino Vieira foi doado pela Prefeitura através da Lei Municipal nº. 241/2011.

A 29ª zona eleitoral possui um total de 32.378 eleitores distribuídos nas cidades de Jatobá (5.800 eleitores) e Colinas (26.578). O terreno de 2 mil m2 onde foi construído o Fórum Eleitoral Dr. Carlos Orleans Brandão foi doado pela Prefeitura através da Lei Municipal nº. 375/2010.

Homenagens

Constantino Trancoso Vieira foi pároco de Pastos Bons por mais de duas décadas, onde se dedicou às causas sociais, sendo eleito suplente de senador, cargo que renunciou por divergências com o titular. Já em São Luís, licenciado pelo bispo de Caxias, exerceu atividades de caráter administrativo como a de ecônomo do Palácio Arquiepiscopal, secretário do arcebispado, chanceler da Cúria e Chantre do Cabido Metropolitano. Como Cônego, assumiu também o cargo de professor e capelão da antiga Escola de Enfermagem “São Francisco de Assis”, hoje, denominada Faculdade de Enfermagem da UFMA. Em janeiro de 1964, foi agraciado pelo papa Paulo VI com o título de “Camareiro Secreto” (oficial da Câmara do Papa), mas, infelizmente, a honraria só chegou ao conhecimento do clero maranhense 1 mês após o seu falecimento, que se deu em 10 de fevereiro desse mesmo ano.

Carlos Orleans Brandão nasceu em 11 de maio de 1926 na cidade de Picos, hoje denominada Colinas, filho de José Trajano Brandão e Alice Brandão. Com 25 anos, concluiu o curso de Medicina na Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, desenvolvendo como médico trabalhos nas cidades de Pinheiro, Pastos Bons e Colinas, sendo ainda médico da Divisão de Assistência do Departamento Técnico Normativo da Secretaria de Saúde, diretor do Departamento Estadual de Saúde e secretário estadual de Saúde. Além de exercer a medicina, Orleans foi prefeito de São Domingos do Maranhão (1959 - 1961), deputado estadual por duas legislaturas (1962 - 1969) e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (1976 – 1989), onde encerrou sua carreira de homem público. Falecido em 23 de julho de 1992, era casado com a senhora Heloisa Leite Barbosa Brandão, com quem teve Roseane, Heloisa Helena, Carlos Orleans, José Henrique, Ana Luísa e Marcus.

Em nome do homenageado em Colinas, o filho José Henrique Barbosa Brandão fez um breve histórico da carreira de seu pai, que se dedicou à vida pública.

Os desembargadores Bernardo Rodrigues e Froz Sobrinho, ex-presidentes e corregedores do Tribunal - que geriam a instituição quando estas duas obras iniciaram -, receberam uma placa em homenagem aos seus esforços em torná-las possíveis.

"Estou lisonjeado. Significa que no tempo que passei à frente do TRE pude contribuir para o fortalecimento da Democracia. Quem não vive para servir, não serve para viver. O homem público tem o dever de ser digno no exercício da sua função”, refletiu Bernardo Rodrigues.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido