COPTREL promove 1º encontro por videoconferência, cujo principal assunto é a Eleições 2020

Pela primeira vez, o colegiado de presidentes debaterá o assunto no atual cenário de pandemia

1º Encontro virtual do Colégio de Presidentes dos TREs.

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais promove na próxima segunda, dia 29/6, o 1º Encontro Virtual do Coptrel. Esta será a primeira edição na modalidade, já que as atividades da Justiça Eleitoral seguem em trabalho remoto por conta da pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19). Além dos 27 presidentes dos TREs e representantes do TSE, o evento online contará com a participação dos diretores-gerais e assessores de comunicação dos respectivos regionais. 

Do Maranhão, participarão o presidente, desembargador Tyrone Silva, o diretor-geral Gustavo Vilas Boas e a assessora Danielle Cavaignac (Comunicação).

O presidente do Coptrel e do TRE-BA, desembargador Jatahy Júnior, elencou os motivos para a realização. “Acho que vai ser de grande valia esse primeiro encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais por meio de videoconferência. É um momento em que cada tribunal trará as suas experiências, demonstrará seus trabalhos e que os presidentes e os diretores-gerais dos tribunais trocarão informações a fim de que, depois de encerrado o encontro, possamos todos levar ao TSE os nossos pleitos com relação às eleições municipais que se darão de uma forma diferente de todas as outras”, destacou. 

Mudanças 

Em formato inédito, o encontro será realizado das 8h às 18h, através da plataforma de videoconferência Zoom e será restrito aos participantes. A programação inclui palestras e debates.

Pela manhã, acontece a reunião dos diretores-gerais e, paralelamente, a dos assessores de comunicação, distribuídos em duas salas da ferramenta. No período da tarde, será a vez dos presidentes dos TREs se reunirem em uma única sala. Além dos representantes de cada regional, participarão o presidente, a assessora-chefe de comunicação e o diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também, presidentes dos colégios de corregedores, ouvidores, juristas e escolas judiciárias eleitorais. 

Tradicionalmente, o COPTREL realiza de 3 a 4 encontros anuais presenciais, em diferentes estados, com duração de 2 dias. Já foram realizados 77 encontros e o último aconteceu em novembro de 2019, em Natal (RN). O 78º encontro, inicialmente programado para os dias 26 e 27 de março de 2020 em São Luís (MA), foi adiado por decisão do Colegiado dos Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, considerando a situação mundial e o risco potencial de contaminação representado pelo coronavírus. 

Histórico 

O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) foi fundado em 16 de setembro de 1995. Constitui-se em uma sociedade civil, sem fins lucrativos, integrada pelos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e que tem como presidente de honra o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o qual, encontrando-se presente nas reuniões, assumirá a direção dos trabalhos, se assim o desejar. 

O COPTREL tem como objetivos a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais da Justiça Eleitoral; a integração dos Tribunais Regionais Eleitorais em todo o território nacional; o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas em sua área específica; o estudo e o aprofundamento dos temas e das questões jurídico-eleitorais; a fixação de diretrizes, métodos e critérios, bem como a uniformização de orientações jurídico-administrativas na esfera eleitoral de sua competência, respeitada a autonomia e peculiaridade regionais; a exposição de problemas e a proposição de soluções junto à presidência do TSE.

Fonte: TRE-BA, com edição

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido