Gestão de Pessoas: resultado da IV Pesquisa de Clima Organizacional

.

Opção 5 de foto institucional da fachada do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Com o objetivo de diagnosticar o nível de percepção global dos servidores a respeito de diversos fatores acerca do ambiente de trabalho, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizou, em 2019, a IV Pesquisa de Clima Organizacional, desenvolvida pela Seção de Desenvolvimento Organizacional e que agora apresenta seu resultado (formato PDF).

Importante ressaltar que a pesquisa é um instrumento fundamental para redimensionar o impacto das ações organizacionais no grau de satisfação e na saúde dos servidores, sendo uma das mais importantes ferramentas para a gestão de pessoas e para o planejamento estratégico.

Participaram da pesquisa 269 servidores (entre efetivos, requisitados, cedidos e sem vínculo), totalizando 44,24% da força de trabalho do Tribunal, sendo que o formulário foi respondido eletronicamente e não permitia a identificação dos respondentes.

Para a aplicação da pesquisa foram adotadas variáveis relativas ao trabalho condizentes com os objetivos do Regional, classificadas com as seguintes temáticas: Ambiente e Condições de Trabalho (avalia a percepção do servidor com relação ao seu ambiente de trabalho); Relação Institucional (verifica o grau de satisfação que prevalece entre os servidores com a sua relação com a instituição); e Gestão de Pessoas e Liderança (mede o grau de satisfação dos servidores com a política de gestão implantada e a atuação das chefias de nível estratégico e imediato).

Em relação à “Relação Institucional”, a análise dos dados revela aumento no índice de satisfação. Recomendável, nesse caso, a manutenção e maior desenvolvimento ações de desenvolvimento gerencial e mudança nos processos de trabalho visando ainda mais a criação de um ambiente organizacional mais participativo e democrático. Vale, também, investir mais em transparência organizacional, na comunicação institucional e na administração participativa dentro do TRE.

Quanto à "Gestão de Pessoas e Liderança" - que demonstrou aumento acentuado em seus índices, destaca-se como ponto positivo o crescimento significativo nos índices de reconhecimento, tolerância organizacional e estilo gerencial que demonstra que os investimentos em capacitação e nas políticas de gestão de pessoas vem aumentando a percepção positiva dos tópicos. O bom relacionamento com a chefia imediata se destaca também, o que reflete o resultado dos grandes investimentos feitos em capacitação em desenvolvimento gerencial e técnico dos gestores nos últimos anos.

O índice de avaliação aumentou 7,41 pontos percentuais em relação à pesquisa de 2015, chegando ao resultado de 78,37% de avaliação positiva, o que demonstra um clima organizacional considerado BOM.

Além disso, obteve-se um crescimento do índice e resultado positivo em todas as 3 áreas avaliadas, concluindo-se que essa pesquisa mostra crescimento positivo na percepção do clima organizacional do TRE-MA.

No entanto, ainda há muito a se fazer. Reforça-se que a melhoria do clima organizacional do TRE-MA é de responsabilidade de todos, principalmente da alta gestão que deve manter e seguir a sua Política de Gestão de Pessoas, oferecendo um ambiente de trabalho saudável, tanto físico quanto psicológico, no qual as pessoas possam se desenvolver pessoal e profissionalmente e garantir, assim, um quadro de servidores motivados e dispostos para atender a missão de garantir a legitimidade do processo eleitoral.

icone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Icone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido