12 urnas do Maranhão passam por auditoria da votação eletrônica neste domingo, 15

Auditoria ocorre na sede do TRE e também nas seções eleitorais

Sorteio da auditoria da votação eletrônica


Na manhã deste sábado, 14 de novembro, cumprindo o que determina a Resolução do TSE nº. 23.603/2019, foi realizado no auditório Irtes Cavaignac o sorteio das 12 seções eleitorais cujas urnas eletrônicas serão usadas para a Auditoria do Sistema Eletrônico de Votação, referente às Eleições de 2020, em primeiro turno.

As quatro primeiras urnas foram sorteadas para a auditoria de funcionamento sob condições normais de uso (antiga votação paralela) que ocorrerá paralelamente às eleições oficiais das 7h às 17h, no 5º andar do prédio-anexo do TRE.

Pela ordem de sorteio, a primeira zona sorteada foi a 2ª, da capital, cuja seção foi a 213ª, localizada no Grupo Escolar Governador Matos Carvalho, no bairro Monte Castelo. A segunda foi a 57ª, em Santa Inês, seção 300ª, localizada na Escola Municipal Júlia Sabak. A terceira zona sorteada foi a 70ª, em Santa Luzia, seção 357ª Seção, localizada na Unidade Escolar Alessandro Silva Oliveira. A quarta foi a 10ª zona eleitoral, na capital, seção 400ª, localizada na UEB Professor Sá Valle.

Em seguida, foram sorteadas as 8 urnas que serão submetidas à auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, que ocorre na seção eleitoral, antes da emissão do relatório da zerésima. Pela ordem do sorteio, a primeira zona sorteada foi a 27ª, de Arari, seção 2. A segunda zona foi a 4ª, em Caxias, cuja seção sorteada foi a 138ª. A terceira zona sorteada foi a 54ª, em Presidente Dutra, seção 1. A quarta foi a 38ª, em São Bento, seção 9. A quinta zona foi a 44ª, em Passagem Franca, sendo sorteada a seção 48. A sexta zona foi a 43ª, em Pindaré-Mirim, seção 44. A sétima zona foi a 50ª, Vargem Grande, seção 59. Por fim, a oitava zona foi a 95ª, em Buriticupu, cuja seção sorteada foi a 100.

Vale ressaltar que devido à dificuldade de resgate e substituição de urnas eletrônicas localizadas fora da sede da zona eleitoral e/ou em local de difícil acesso, estas foram excluídas do sorteio da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas sob condições normais de uso, e em razão da dificuldade de deslocamento do juiz eleitoral e demais representantes convocados para acompanhar a auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas das urnas, participaram desse sorteio apenas as seções situadas em municípios sede de zona. Todas essas deliberações ocorreram na reunião de instalação da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, ocorrida no dia 14 de outubro.

A Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, designada pela Resolução nº. 9.744-TRE-MA, é presidida pelo juiz Júlio César Lima Praseres e composta pelas servidoras Mariana Herculana Anjos Destro, Lúcia Maria Gomes de Oliveira Chaves, Jocielma Jerusa Leal Rocha Monteiro, Leana Batista Neves, Roseana Maria Fernandes Santos de Sousa e Valderina Rocha Silveira de Oliveira Paula.

A solenidade contou com a presença dos desembargadores Tyrone José Silva e José Joaquim, presidente e corregedor, respectivamente; do membro da Corte Eleitoral Bruno Araújo Duailibe Pinheiro; do representante do Ministério Público Eleitoral, Pablo Bogéa Pereira Santos; dos oficiais da Polícia Militar, do Centro Tático Aéreo, major Fabiano dos Santos Almeida e capitão André Zacarias Passos Rios; dos representantes do PSDB, Liviomar Macatrão Pires Costa; e do PDT, Bruno Sousa Costa e Ana Paula Ferreira Ribeiro, além de servidores da justiça eleitoral.

Ainda na ocasião, funcionários da Justiça Federal; funcionária do Bradesco; e os representantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT) preencheram cédulas que posteriormente foram depositadas nas urnas de lona das 4 (quatro) seções que serão submetidas à auditoria das urnas eletrônicas em condições normais de uso. Em seguida, as urnas de lona foram devidamente lacradas, com as rubricas do juiz presidente e do representante do Ministério Público Eleitoral, respeitando-se o quantitativo mínimo de 500 cédulas por seção.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido