Ciclo de Palestras permitiu debates sobre as regras para as eleições 2020

.

Desembargador Tyrone Silva - Ciclo de palestras 22.9.2020

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão concluiu com êxito nesta terça-feira, dia 22 de setembro, o Ciclo de Palestra que vem sendo realizado desde agosto.

Idealizado pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Tyrone Silva, com apoio do corregedor, desembargador Joaquim Figueiredo, o Ciclo teve o objetivo de repassar informações sobre os aspectos mais relevantes previstos na legislação eleitoral para o pleito 2020.

Para o presidente, o evento atendeu aos objetivos e serviu para esclarecer sobre as regras eleitorais, além de mostrar todos os cuidados sanitários que a justiça eleitoral vem adotando para garantir segurança para juízes, servidores, mesários e eleitores.

Membros da Corte, Ministério Público Eleitoral  e Técnicos do TRE discutiram temas como convenções partidárias, registro de candidaturas, propaganda eleitoral, prestação de contas eleitorais e segurança do voto eletrônico. Também foram abordados a participação feminina na política, combate à desinformação e alterações no procedimento de votação em razão da pandemia.

Realizado de forma virtual, com transmissão pelo canal do Youtube, detentores de mandatos, pré-candidatos, representantes de partidos políticos municipais, advogados, contadores e profissionais de imprensa puderam tirar dúvidas sobre os referidos temas.

Os municípios de Caxias, Santa Inês, Balsas e Pinheiro funcionaram inicialmente como polos e, em seguida, o Regional, dada a proximidade dos prazos pelo Calendário Eleitoral,  resolveu promover o último Ciclo aberto a todo o estado do Maranhão.