Diálogos sobre Cidadania, Democracia e Inclusão ocorre nesta terça, 31

Diálogos sobre Cidadania, Democracia e Inclusão

Jovens entre 16 e 17 anos da rede estadual de ensino assistem na terça, 31 de agosto, a partir das 14h30, a palestra “Diálogos sobre Cidadania, Democracia e Inclusão” de Diogo Rais, a ser transmitida pelos canais do TRE-MA e da SEDUC do Youtube.

O evento é uma iniciativa da Escola Judiciária e da Comissão Permanente de Gênero e Cidadania do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

A palestra visa incentivar os jovens a participarem ativamente do processo eleitoral e da escolha de seus representantes políticos, além de propor a participação feminina mais ativa, reafirmando que a autêntica democracia pressupõe a participação de todos e requer o pluralismo dos segmentos da sociedade.

Segundo a Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais da SEDUC, está prevista a participação de alunos da rede estadual de todas as modalidades de ensino (regular parcial e integral; educação do campo; educação escolar quilombola; educação escolar indígena; educação de jovens e adultos; e educação especial) das 19 unidades regionais de educação.

Os municípios envolvidos são: Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Itapecuru – Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca.

 

Sobre o palestrante

Diogo Rais é advogado e cofundador do Instituto Liberdade Digital. Colunista exclusivo na área eleitoral para o jornal Valor Econômico durante as eleições de 2016 e de 2020, e da Folha de S. Paulo para as eleições de 2018. Professor de Direito Eleitoral e Direito Digital da graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Membro da Academia de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Coordenador dos livros Direito Público Digital; Fake News: a conexão entre a desinformação e o Direito; e Direito Eleitoral Digital, todos da editora Revista dos Tribunais. Foi um dos especialistas convidados pela relatoria especial de liberdade de expressão da OEA para colaborar com o guia de combate a desinformação. Pesquisa o tema da tecnologia e eleições desde 2010. 

Últimas notícias postadas

Recentes