Corte Eleitoral tem novo membro efetivo: o juiz Cristiano Simas de Sousa

Posse do magistrado ocorreu nesta terça, 23

Posse do juiz Cristiano Simas como membro efetivo - 23/02/21 - magistrado ao lado do desembargad...
Juiz Cristiano Simas ao lado do desembargador Tyrone Silva

Em sessão solene realizada por videoconferência na tarde desta terça, 23, o juiz Cristiano Simas de Souza tomou posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão para o biênio 2021-2023.

O magistrado, que ocupou a vaga aberta em virtude da ascensão de José Gonçalo de Souza Filho ao cargo de desembargador do TJMA, foi empossado no cargo pelo presidente do Regional, desembargador Tyrone Silva.

Logo no início da solenidade, Cristiano Simas prestou o compromisso regimental garantindo o desempenho dos deveres do cargo, cumprindo a constituição e as leis, com justiça e pugnando sempre por seu prestígio e respeitabilidade.

Ao cumprimentar o novo membro, o desembargador Tyrone ratificou a satisfação de receber um magistrado “da maior excelência e qualidade, que honra a magistratura maranhense”. Completou dizendo que Simas, com seu conhecimento, responsabilidade e compromisso, abrilhantará o trabalho da Corte Eleitoral, que é a casa da democracia ao tratar dos direitos políticos e da cidadania.

Em nome dos membros da Corte, a juíza Lavínia Helena Macedo Coelho saudou o empossado, ratificando que ele foi indicado pelo Tribunal de Justiça para somar no Regional, onde terá a nobre missão de auxiliá-los por ser um juiz inteligente, dedicado e experiente, mas, sobretudo, um ser humano virtuoso”.

Agradecendo as palavras, Cristiano Simas se sentiu honrado em tomar assento na Corte Eleitoral, lembrando dos desafios que estão sendo vividos em que a insegurança causada pela pandemia se incorpora aos nefastos efeitos de um país e o poder judiciário se destaca como um poder cada vez mais resolutivo, acessível, econômico e ágil.

“Não tenho dúvida de que esta Corte Eleitoral tem cumprido de forma exemplar suas obrigações, atendendo aos reclames da sociedade de forma firme e transparente. Maior prova desta assertiva é que os desafios oriundos de uma eleição realizada no contexto de uma pandemia foram adequadamente administrados por esta Corte, possibilitando que milhares de eleitores pudessem exercer o sagrado direito ao voto com segurança e liberdade”.

Continuando, disse: “fiquem certos que não haverá um único dia em que deixarei de cumprir e honrar os deveres do cargo. Aqui assumo o compromisso público de exercer com dedicação e esmero a honrosa indicação feita pelos eminentes desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, aos quais, mais uma vez, reitero os mais sinceros agradecimentos pela confiança em mim depositada”, concluiu Simas.

No mesmo dia, após encerrar a sessão plenária de julgamentos, o juiz Cristiano Simas recebeu das mãos do presidente a Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira, maior honraria da Justiça Eleitoral, concedida a ele durante a sessão de posse.

Currículo

Cristiano Simas de Sousa formou-se na Universidade Federal do Maranhão, aprovado em 2003 no concurso de juiz de direito do TJMA. Antes de assumir a comarca de São Luís passou por Cedral, Eugênio Barros, São João Batista e Chapadinha. Também já atuou como juiz auxiliar da presidência e coordenador do planejamento estratégico do referido órgão nas gestões dos desembargadores José Joaquim Figueiredo e Lourival Serejo. Atualmente, responde pela 12ª Vara Cível da Comarca da Ilha.

Prestigiaram a cerimônia, pelo zoom, além dos membros da Corte, os desembargadores Paulo Velten (corregedor do TJMA), José Gonçalo Filho (ex-membro do TRE-MA), Ângela Salazar (eleita membro do TRE-MA com posse marcada para o dia 1º de março) e Froz Sobrinho, os juízes Holídice Barros (presidente da AMMA) e Daniela Bonfim, o procurador-geral Eduardo Jorge Nicolau (Ministério Público Estadual), o procurador-geral Rodrigo Maia (Estado), o procurador-geral Bruno Duailibe (Município de São Luís e ex-membro do TRE), advogado Thiago Diaz (presidente da OAB-MA) e o diretor-geral do TRE, Gustavo Vilas Boas.

Composição do TRE

A Corte está composta pelos desembargadores Tyrone Silva (presidente) e Joaquim Figueiredo (vice-presidente e corregedor). Pelo juiz federal Ronaldo Desterro e pelos dois juízes de direito Lavínia Coelho e Cristiano Simas. Os advogados Luis Fernando Xavier e Gilson Ramalho - que são membros substitutos - assumiram a interinidade dos cargos. O procurador regional eleitoral é Juraci Guimarães Júnior.

 

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido