Processo eletrônico de votação é seguro, afirma Giuseppe Janine

Palestra sobre segurança ocorreu nesta sexta, 7 de maio

1º Ciclo de palestras - Momentos de Segurança

Segurança da informação é o tema da vez em praticamente todo o mundo e quem está em constante ataque é o processo eletrônico de votação brasileiro, em que muitas pessoas alegam ser possível alterar os resultados a favor de um ou outro candidato. A cada eleição, uma teoria nova aparece, porém, nenhuma comprovada. 

A Justiça Eleitoral, sensível a esse cenário, trabalha para garantir a segurança cibernética de seu ecossistema digital. Nesta sexta, 7 de maio, membros da Corte, juízes e servidores do Tribunal Regional Eleitoral conheceram o novo modelo de urna eletrônica e receberam informações relevantes e atuais sobre o assunto, defendido por Giuseppe Janino (secretário de Tecnologia da Informação do TSE), Rafael Azevedo (coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE) e Antônio Ferreira Costa Filho (gestor de Segurança da Informação do TRE-MA).

Ao abrir o evento, restrito ao público interno, o presidente, desembargador Joaquim Figueiredo, ressaltou o quanto a JE precisa estar preparada para rechaçar as notícias falsas, comprometendo-se a alinhar informações, preservando a imagem da instituição. Explicou que o mote de sua gestão é a transparência e a publicidade e que, partindo desse pressuposto, criou o programa “Ciclo de palestras - Momentos de Segurança”, que visa abordar questões relativos a essa área.

Por sua vez, Janino lembrou a evolução do processo de votação, que eliminou a intervenção humana, por meio da mudança da urna de lona para a urna eletrônica.  Falou, ainda, dos diversos métodos adotados pela justiça eleitoral para aperfeiçoar cada vez mais a segurança da urna eletrônica, como processos de auditoria, assinatura digital e testes públicos de segurança. Ressaltou, por fim, que o sigilo do voto é garantido através do mesário, que é quem permite que o eleitor esteja sozinho na cabine de votação.

Rafael Azevedo apresentou pela primeira vez a nova urna eletrônica e disse que devemos incentivar as pessoas a auditarem a urna, conhecerem os mecanismos de segurança, porque há muita divagação e pouca sabedoria sobre o processo eletrônico de votação.

Ao Antonio Ferreira coube dar dados acerca de segurança da informação, hábitos que devem ser evitados e explicar como ataques cibernéticos ocorrem.

icone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Icone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido