Servidores participam de oficinas para a construção do Plano Estratégico 2021-2026

Terceira etapa do planejamento

Curso - Elaboração de Planejamento Estratégico

Dando continuidade à elaboração do Plano Estratégico 2021-2026 e do Plano de Diretrizes 2021-2022, o Tribunal Regional Eleitoral vem realizando o curso "Elaboração de Planejamento Estratégico", em que servidores indicados de cada setor - facilitadores internos - participam de 6 oficinas com objetivo de revisar todos os elementos que sustentam a estratégia organizacional do órgão.

Em virtude do atual contexto de pandemia, as ações de capacitação estão sendo realizadas de forma virtual com utilização de softwares de comunicação e interação de equipes.

Até o momento, já foram realizadas 4 oficinas onde os servidores puderam construir as estratégicas para elaboração da missão e visão, análise de contexto e gestão de riscos aplicada à estratégia. As demais irão abordar os objetivos, elaborar os indicadores e construir o plano de gestão. A participação tem sido muito satisfatória e os servidores têm elogiado a metodologia e a dinâmica utilizada pelos instrutores, possibilitando maior produtividade aos trabalhos desenvolvidos.

O evento está sendo coordenado pela COPEG e conta com apoio dos facilitadores André Barbosa e Leonardo Luitgards, ambos do Tribunal de Contas da União, que atuam na capacitação dos servidores, e da professora Amanda Aboud, que ministra aulas de planejamento estratégico e gestão ambiental na UFMA.

Desde março de 2021 que o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário - disposta na Resolução nº 325 do Conselho Nacional da Justiça, iniciou a elaboração do seu planejamento estratégico.

Com o objetivo de assegurar que fosse participativo e democrático, o Tribunal ouviu – através de pesquisas - juízes eleitorais, servidores, membros de todos os Comitês e Conselho Gestor, eleitores, partidos políticos, advogados e imprensa, e realizou entrevistas com os secretários, alguns assessores, desembargadores Joaquim Figueiredo e Angela Salazar, presidente e corregedora, respectivamente, além de outros membros da Corte.

Após a conclusão das oficinas, tudo o que foi elaborado de forma participativa, contando com representantes de todas as unidades do Tribunal, será submetido à apreciação do Conselho Gestor e Comitê de Atenção Prioritária ao 1º Grau, no dia 14 de maio. Na oportunidade, serão apresentadas as minutas da matriz SWOT do TRE-MA (pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças), declarações de missão e visão, valores e objetivos estratégicos. Uma vez aprovados, será elaborado o Plano Estratégico do TRE-MA.

Últimas notícias postadas

Recentes