Liderança, estratégia e controle foram os focos do webinário sobre Governança realizado nesta sexta, 8

Realização do webinário “Governança: uma nova diretriz na Administração Pública”

“Só nos preocupamos com gestão e governança quando a água está no pescoço”, assim o secretário de Planejamento, Governança e Gestão do TCU e auditor federal de Controle Externo, Daniel Souza, deu início ao webinário “Governança: uma nova diretriz na Administração Pública” realizado nesta sexta, 8 de outubro, por videoconferência aos servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

A palestra teve como finalidade melhorar o entendimento sobre governança e ressaltar a importância do Sistema de Governança e Gestão para a Justiça Eleitoral. “Falar sobre governança e gestão é falar sobre como fazer com que a coisa pública funcione bem – e como utilizar da forma mais eficiente possível os recursos passados às instituições, às pessoas responsáveis pela coisa pública”.

O desembargador Joaquim Figueiredo, presidente do TRE-MA, ressaltou a importância do tema, destacando: “a ideia de gestão normalmente é trazida e imposta às pessoas, mas tenho dito – e faço questão, aqui, de ressaltar – que o mais importante, na governança e gestão, são exatamente nossos queridos servidores. Eles que são a mola propulsora de qualquer que seja a gestão e a governança. Não fazemos nada ‘de cima para baixo’. Aqui não. Aqui ouvimos a base, ouvimos cada secretaria, cada coordenação, cada setor”.

O evento contou com a presença virtual da juíza membro da Corte Anna Graziela Neiva, o diretor-geral Luann Matos e de vários servidores do Regional e de outros TREs, como São Paulo, Paraná, Goiás, Piauí e Sergipe.

Na ocasião, o presidente também falou do gibi elaborado pela COPEG, contendo diálogo entre dois personagens: Pedro e Cecília, ambos servidores públicos, que explanam sobre os conceitos fundamentais da gestão e governança, apresentando como isso ocorre no TRE-MA, tecendo esclarecimentos acerca das instancias internas de governança.

Últimas notícias postadas

Recentes