Eleitoral recebe marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Marca é dada às instituições que concluíram questionário

Selo PNPC

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão recebeu da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão, da qual o órgão é membro, a marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) dado a todas as instituições que preencheram o questionário através da plataforma e-Prevenção.

O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

No mês de junho, o Regional aderiu ao programa quando foi apresentada plataforma de autosserviço e-Prevenção, que oferece às organizações públicas a oportunidade de se autoavaliarem e verificarem o quanto estão suscetíveis à ocorrência de fraude e corrupção em suas estruturas.

A partir do diagnóstico, o TRE tem acesso a um plano de ação que apresenta sugestões e propostas adequadas as suas necessidades. O programa também oferece orientações, treinamentos e modelos e dispõe de parcerias com entidades públicas e privadas para a implantação de práticas de governança e controle.

A marca de participante será a exibição do selo em seu endereço eletrônico como maneira de evidenciar o compromisso no aprimoramento de mecanismos de controle.