TRE-MA sobe 9 pontos percentuais no ranking da transparência do Poder Judiciário

Resultado foi divulgado dia 24 de agosto

Ranking da Transparência

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão alcançou 93,30% no ranking da transparência do Poder Judiciário relativo ao ano de 2021, ficando em 7º lugar no âmbito da Justiça Eleitoral. Em 2020, esse índice foi de 84,21%. O resultado foi divulgado durante a 2ª reunião preparatória para o Encontro Nacional realizado dia 24 de agosto.

Instituído pela Resolução CNJ 260/2018, em sua 4ª edição, o ranking é realizado anualmente e busca valorizar os tribunais e conselhos que mais se destacam no fornecimento de informação de forma clara e organizada. 

Os itens sob avaliação estão distribuídos em 9 temas compostos por 83 perguntas, como por exemplo, se os órgãos publicam os objetivos estratégicos, metas e indicadores; os levantamentos estatísticos sobre a atuação do órgão; o calendário das sessões colegiadas; a ata das sessões dos órgãos colegiados; o campo denominado ‘Serviço de Informações ao Cidadão’ na página inicial; informações sobre licitações e contratos, entre outros.

Participaram da avaliação 92 tribunais, inclusive os superiores. Os tribunais e conselhos receberam, por meio de ofício, o link e a senha para acesso ao questionário eletrônico, que deveria ser respondido até 7 de maio e as informações repassadas foram analisadas pela equipe técnica do CNJ. 

Clique aqui para acessar o resultado final de todos os tribunais e conselhos.