Memória da Justiça Eleitoral do Maranhão

Memória da Justiça Eleitoral do Maranhão

Através da Resolução n° 9.026, de 14 de dezembro de 2016, inaugurado pelo presidente Desembargador Lourival Serejo, o Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, reinaugurado como Centro de Memória Desembargador Mílson Coutinho, está localizado no térreo do prédio Sede do Tribunal Regional Eleitoral, que fica na Avenida Senador Vitorino Freire, s/n, bairro da Areinha, São Luís, cuja finalidade é recuperar, organizar e divulgar informações sobre a Justiça Cidadã.

Como nos demais Estados da Federação, no Maranhão a história do TRE confunde-se com a própria política maranhense, uma vez que parcela significativa da construção da democracia e da cidadania local se fez presente por meio da atuação deste Tribunal, que, ao longo dos anos procurou desenvolver ações em prol de uma cultura de valorização e preservação dos documentos relevantes.

Entre outras atribuições, destacam-se, por sua relevância, a partir do contato com essas informações históricas, a difusão, a compreensão e a importância do papel da Justiça no processo eleitoral.

Seguindo o compromisso do órgão com a garantia do direito de acesso à informação, em 14 de dezembro de 2018 foi inaugurado o Portal da Memória, na gestão do Presidente Desembargador Ricardo Tadeu Bugarin Duailibe, ambiente de preservação digital do Patrimônio Arquivístico da instituição, com acervo eletrônico disponível para toda a sociedade.

Com o novo Regulamento Administrativo do Tribunal, aprovado por meio da Resolução nº. 9.882/2021 (formato PDF), o Centro de Memória Desembargador Mílson Coutinho passou a ser gerenciado pela Seção de Gestão Documental – SEDOC, que integra a Coordenadoria de Apoio ao Pleno, Gestão Processual e Documental - COPAD, na presidência do Desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

No intuito de preservar e divulgar a Memória Institucional, as sucessivas presidências desta Casa Eleitoral encontraram no reconhecimento da cultura de conservação histórica a idéia de que a valorização do passado representa verdadeiro modelo de gestão estratégica, sendo esta, doravante, uma das principais metas da Corte Eleitoral Maranhense.


Resoluções

  1. Resolução Nº 9.026/2016 - Criação da memória do TRE-MA (formato PDF);
  2. Resolução 9852/2021 - Comissão de Gestão da Memória;
  3. Resolução 9870/2021 - Regimento Interno da Memória;
  4. Resolução 9871/2021 - Institui o Programa de Gestão da Memória;
  5. Portaria nº 465/2023;
  6. Carta de Serviços (formato PDF).

Saiba mais

Galeria dos presidentes
Histórico

Galeria dos corregedores
Histórico

Galeria dos diretores
Histórico

Histórico dos Membros da Corte

Breve história do TRE-MA

Relatório das Eleições anteriores a 1994

Catálogo de documentos expostos na memória

Catálogo de objetos expostos na memória

Comemoração dos 80 anos da justiça eleitoral no Maranhão

Inauguração da Memória do TRE-MA (2017)

Reinauguração da Biblioteca João Mohana (2017)

3ª edição do Café, Arte e Literatura (2022)

Ampliação do espaço físico da Memória Eleitoral e as novas instalações da Biblioteca Padre João Mohana (2023)

Fotografia de eventos (Flickr: nova janela)


Localização e horário de funcionamento do espaço

Endereço: Avenida Senador Vitorino Freire - Areinha - São Luís/MA CEP: 65010-917
Horário de funcionamento: De segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Fone: (98) 2107-8717
E-mail:

Revista Maranhão Eleitoral

A Revista Maranhão Eleitoral iniciou no ano de 2003 em formato digital e teve como Coordenador o Des. Lourival de Jesus Serejo Sousa. É uma publicação anual que tem com objetivo incentivar o estudo e propiciar o intercâmbio entre o TRE-MA e profissionais que atuem no campo do Direito. Visualize os volumes da Revista Maranhão Eleitoral.