Gestão de riscos

Sigla: NAGR

Tipo: Comitê Propositivo

Período de Vigência: desde 01.03.2018

Situação: em funcionamento

Ato atual:  Portaria 1242/2021 - Revoga a Portaria TRE-MA n.º 172, de 12 de fevereiro de 2018, publicada no Diário de Justiça Eletrônico de 1º de março de 2018, bem como suas alterações posteriores

Publicação: Diário da Justiça Eletrônico, 29.09.2021

Ato constitutivo: Portaria 172/2018

Publicação: Diário da Justiça Eletrônico, 01.03.2018

Ato modificativo: Portaria 819/2019

Publicação: Diário da Justiça Eletrônico, 03.09.2019

➤ Mais informações e demais documentos

 

O Núcleo de Apoio à Gestão de Riscos - NAGR será presidido pela Coordenadora de Planejamento, Estratégia e Gestão e, em suas faltas e impedimentos, pelo seu substituto legal.

NOME SETOR
Karla de Faria Abdala Félix Coordenadoria de Planejamento, Estratégia e Gestão
Fernando Neves da Costa e Silva Filho Seção de Planejamento e Desenvolvimento
Célia Regina Carneiro da Silva Mesquita Assessoria de Planejamento e Monitoramento das Eleições
Clédina Francisca de Assis Lobato Reis Corregedoria Regional Eleitoral
Fabiana Mendes Paiva Brito Secretaria de Gestão de Pessoas
Antonio Ferreira da Costa Filho Gestão de Segurança da Informação
Joaires Sidney dos Santos Ribeiro Filho Secretaria Judiciária
Alexjan Costa Sousa Corregedoria Regional Eleitoral
Luiz Gustavo Carvalho Assis Secretaria de Gestão de Pessoas
Maiara da Silva Leal Secretaria de Administração e Finanças
Renata Gonzaga Marques Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
Rodolfo Medeiros de Campos Secretaria Judiciária
Sherlan Buhatem Anunciação Secretaria de Administração e Finanças
Wellington da Silva Moraes Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação
Data Pauta Ata (formato PDF)

16.11.2021

  • Análise dos riscos dos processos abaixo:
  • Postos de Avançados de Transmissão - PATS;
  • Serviço Extraordinário;
  • Geração de Mídias e Carga e Lacre;
  • Recrutamento de Servidores;
  • Comissão de Representação e Direito de Respostas.

Ata

26.10.2021

  • Análise dos riscos dos processos abaixo:
  • Eleições e Votações Simuladas;
  • Mesários;
  • Fiscalização da Propaganda;
  • Auxiliares de Apoio às Elei​ções;
  • Central de Acompanhamento das Eleições;
  • Capacitação.

Ata

14.10.2021

  • Análise dos riscos dos processos abaixo:
  • Reunião de Juízes e Chefes de Cartório;
  • Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas;
  • Oficial de Justiça;
  • Logística de Urnas e Materiais de Votação;
  • Segurança.

Ata

27.9.2021

  • Juntas Especiais
  • Diplomação
  • Urnas e Suprimentos
  • Veículos
  • Prestação de Contas

Link

13.9.2021

  • Contratações
  • Registro de Candidaturas
  • Comunicação
  • Suprimento de Fundos
  • Material de Consumo
  • Fechamento do Cadastro

Link

7.1.2020

  • Análise de Maturidade em Gestão de Riscos do TCU
  • Mapeamentos de Processos
  • Parcerias

Link

16.12.2019

  • Categorias: manter ou retirar?
  • Plano de Continuidade do Negócio
  • Avaliação de maturidade 2019
  • Segurança da Informação

Link

21.8.2019

  • Considerações do Professor Hélio Costa sobre a atual planilha documentadora de análise e tratamento de riscos aprovada pelo Núcleo de Apoio à Gestão de Risco e utilizada pelo TRE:

Link

16.8.2019

  • Apresentação dos Processos de Eleição:
    • Auditoria de Funcionamento das Urnas (CRE) - Gerente: Mariana Herculana Anjos Destro
    • Reunião de Juízes (CRE) - Gerente: Eloise Elena Sousa de Melo
    • Designação de Juízes para atuarem em pleitos (CRE) - Gerente: Alexjan Costa Sousa
    • Fechamento do Cadastro (CRE) - Gerente: Roberto Magno Aguiar Frazão
    • Fiscalização de Propaganda (CRE) - Gerente: Roberto Magno Aguiar Frazão
    • Registro de Candidaturas (SJD) - Gerente: Francisco Chagas Rodrigues
    • Contratações (SAF) - Gerente: Sherlan Buhatem Anunciação
    • Veículos (SAF) - Gerente: Edson Cunha do Nascimento
    • Suprimento de Fundos (SAF) - Gerente: Mateus Marinho Alencar
    • Segurança (SAF) - Gerente: Alysson Cristiano Máximo Diniz
    • Prestação de Contas (DG/PRESIDÊNCIA) - Gerente: Raimunda Mendes Costa
    • Material de Consumo (SAF) - Gerente: Helena Antônia de Sousa Paiva
    • Serviço Extraordinário (SGP) - Gerente: Willdickson Silva Reinaldo
    • Capacitação (SGP) - Gerente: Silvia Maria Costa Reis
    • Oficiais de Justiça (SGP) - Gerente: José de Ribamar Lopes Portela
    • Mesários (SGP) - Gerente: Carlos Rogério Penha Freire
    • Geração de Mídia e Carga e Lacre (STIC) - Gerente: Cláudia Regina Fonseca Teixeira
    • Urnas e Suprimentos (STIC) - Gerente: Lucilene Cardoso Gonçalves
    • Auxiliares de Apoio às Eleições (STIC) - Gerente: Luan Rafael dos Santos Ferreira
    • Logística de Urnas e Materiais (STIC) - Gerente: Edson Luís Santana de Macêdo
    • Juntas Especiais (STIC/SEADB) - Gerente: José Wagner Sales Ferreira
    • Eleições e Votação Simuladas (STIC/COSIS) - Gerente: Gualter Gonçalves Lopes Júnior
    • PAT(STIC/SEADB) - Gerente: Egídio de Carvalho Ribeiro Júnior
    • Central de Acompanhamento das Eleições (STIC) - Gerente: Glaycy Anne de Melo Correio Costa

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8.8.2019

  • Apresentação dos Processos de Eleição:
    • Serviço Extraordinário
    • Urnas e Suprimentos
    • Suprimento de Fundos
    • Prestação de Contas
    • Mesários
    • Designação de Juízes

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30.7.2019

  • Apresentação dos Processos de Eleição:
    • Juntas Especiais
    • Auditoria de Funcionamento das Urnas
    • Comunicação
    • GM e CL
    • AAEs
    • Veículos

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23.7.2019

  • Apresentação dos Processos de Eleição:
    • Material de Consumo para Eleição
    • Registro de Candidatura
    • PATs
    • Reunião de Juízes
    • Recrutamento
    • Eleições e Votações Simuladas

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28.6.2019

  • Apresentação dos Processos de Eleição:
    • Contratações
    • Logística

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26.6.2019

  • Apresentação dos Processos de Eleição:
    • Oficial de Justiça
    • Segurança
    • Diplomação
    • Central de Acompanhamento de Eleição
    • Fechamento do Cadastro
    • Fiscalização da Propaganda
    • Capacitação

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18.3.2019

  • Relatório Anual de Gestão de Riscos
  • Portaria deste Núcleo de Gestão de Riscos

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11.3.2019

  • Avaliação de maturidade TCU
  • Considerações para o relatório

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28.2.2019

  • Apresentação da minuta do relatório de gestão de risco, para deliberações
  • Avaliação de maturidade TCU

Link

25.2.2019

  • Apresentação da STIC sobre a forma de mapeamento de processos e risco que estão utilizando
  • Avaliação de maturidade TCU

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18.2.2019

  • Elaboração do relatório anual
  • Relato integrado TCU
  • Elaboração de manual resumido e de passo a passo
  • Divulgação da política de gestão de risco
  • Avaliação de maturidade TCU

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1.8.2018

  • Análise dos processos de eleição, que apresentarão os planos de tratamentos dos riscos ao Comitê Eleições 2018, no dia 03/08:
    • Mesários
    • Prestação de Contas
    • Juntas Especiais
    • Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas e Avaliação das Eleições

Link

27.7.2018

  • Análise dos processos de eleição, que se apresentarão os planos de tratamento dos riscos ao Comitê Eleições 2018, no dia 03/08:
    • Fiscalização da Propaganda
    • Postos Avançados de Transmissão (PATs)
    • Eleição e Votação Simulada
    • Central de Acompanhamento das Eleições
    • Geração de Mídias e Carga e Lacre
    • Diplomação

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15.6.2018

  • Análise dos processos de eleição (Suprimento de Fundos; Oficiais de Justiça; AAEs; Registro de Candidatura; Segurança; Capacitação) que se apresentarão ao Comitê das Eleições dia 20/06
  • Decisão sobre como tratar riscos com probabilidade muito baixa
  • Sugestões sobre método de monitoramento
  • STIC apresentará sugestões de planilha na próxima reunião
  • Como agir em casos de ausências de membros do Núcleo na reunião

 Link

19.4.2018

  • Análise dos processos de eleição (Contratações, Material de Consumo e Permanente, Recrutamento, Designação de Juízes) que se apresentarão ao Comitê das Eleições dia 23/04
  • Discussão sobre como agir em casos de ausências de membros do Núcleo na reunião
  • Decisão sobre como tratar riscos com probabilidade muito baixa
  • Decisão sobre o que deve estar na planilha documentadora sobre “Controles”
  • Sugestões sobre método de monitoramento
  • Como serão tratados os riscos de categoria estratégica e de conformidade

Link

14.3.2018

  • Análise do plano de ação do processo de eleição logística
  • Considerações sobre o Manual de Gestão de Risco
  • Monitoramento de Risco: Quem, como, para quem, de que forma, quando
  • Método para análise dos Riscos dos Processos de Eleição
  • Demais assuntos surgidos na reunião

Link

28.2.2018

  • Considerações sobre o Manual de Gestão de Riscos
  • Decisão sobre níveis de Riscos (3 ou 5)
  • Decisão sobre forma de análise: Risco Inerente + Controle + Risco Residual ou apenas Risco
  • Utilização da Planilha Documentadora
  • Método para análise dos Riscos dos Processos de Eleição
  • Agenda de Reunião: quinzenal, mensal

 Link

Aprovação do Manual de Gestão de Riscos.

Aprovação da Planilha Documentadora de Gestão de Riscos e suas atualizações.

Análise e aprovação do Relatório de Gestão de Riscos 2018 e do Relato Integrado.

Análise de Riscos dos Processos de Eleição para a Eleição de 2018.

Avaliação de Maturidade segundo TCU em 2018 e 2019.

Análise de Riscos dos Processos de Eleição para a Eleição de 2020.

Decisão sobre Riscos e Segurança da Informação sobre o que disponibilizar em internet.

Sugerir à alta administração o mapeamento de todos os processos administrativos com análise de riscos.