Ansiedade

O que é a ansiedade?

A ansiedade é caracterizada pela sensação difusa ou vaga de apreensão, tensão e insegurança, muito frequentemente é acompanhada de percepções físicas como palpitações, sudorese e desconfortos abdominais. Assim como o medo, a ansiedade é um sinal de alerta que avisa sobre a existência de um perigo iminente, entretanto enquanto no medo a ameaça é algo conhecido e externo (baratas, assaltos, etc) na ansiedade o perigo é algo desconhecido ou difuso, sua origem é muito mais interna do que externa.

A ansiedade avisa o indivíduo sobre a possibilidade de frustrações das suas necessidades sociais, ameaça ao sucesso ou status, separação das pessoas que ama, a impotência de realizar o que deseja, e também a possíveis danos a integridade física. A ansiedade é uma emoção normal e extremamente útil assim como o medo, entretanto existem situações em que ele passa a ser uma doença com consequências.

 

Sintomas

  • Taquicardia ou Palpitações – Coração acelerado;
  • Sudorese – Suor intenso;
  • Inquietação;
  • Retenção ou frequência urinaria;
  • Formigamentos nas extremidades (pés e mãos);
  • Tontura;
  • Diarreia;
  • Desconforto Abdominal
  • Tremores;
  • Sensação de desmaio (sincope);
  • Reflexos rápidos ou com respostas exageradas (hiperreflexia);
  • Consciência de estar nervoso ou com medo;
  • Vergonha (por estar ansioso ou que os outros percebam isso);
  • Irritabilidade;
  • Insônia;
  • Dificuldades de concentração.

 

 

Causas

Teorias psicológicas

  • Teoria Comportamental: a ansiedade seria uma resposta condicionada a estímulos específicos.

Exemplo: Um determinado rapaz bate o carro enquanto está dirigindo (o que pode acontecer com qualquer um), esse rapaz teve que arcar com os custos do concerto, além de levar uma bronca do seu pai. Após isso ele acaba acreditando que caso volte a dirigir baterá o carro novamente (generalização), assim sempre que lhe for solicitado que dirija, ele irá emitir sinais e sintomas de ansiedade.

  • Cognitivo Comportamental: propõe que o ansioso superestima a probabilidade do perigo (ou das consequências dele) ao mesmo tempo em que subestima a própria capacidade de lidar com a situação. Tais crenças são resultadas de uma percepção distorcida da realidade.

 

Teoria biológica

A noradrenalina é um hormônio neurotransmissor, estudos feitos em animais demonstram que ela está associada a estados de alerta e de medo. Existem teorias que propõe que quem sofre com os Transtornos de Ansiedade teria um sistema noradregérnico (que produz noradrenalina) não tão bem regulado, por isso a noradrenalina teria surtos de produção fazendo com que o sujeito experimente sensações de ansiedade e medo. Alguns estudos mostram que outros neurotransmissores: serotonina e GABA (yaminobutírico) também podem estar associados aos Transtornos de Ansiedade.

As causas da ansiedade ainda não estão muito claras para a ciência, hoje se acredita que os fatores psicológicos e ambientais possuam um peso maior que os biológicos no que tange ao surgimento dessa patologia.

 

Transtornos relacionados à ansiedade

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG):

Caracteriza-se pela preocupação exagerada ou excesso de expectativas relacionadas a questões comuns do cotidiano. Quem sofre com esse transtorno costuma apresentar-se nervoso e tenso a maior parte do tempo, também apresenta inquietude, irritabilidade, dificuldade de concentração, insônia, cansaço e tensão muscular. Os sintomas oscilam de intensidade, porém não aparecem em formas de ataques ou crises. Pacientes com TAG costumam afirmar que sempre foram nervosos ou agitados.

Tratamento: psicoterapia de apoio, dirigida ao insight ou cognitiva comportamental. O uso de medicação também é indicado, dependendo do caso.

  • Transtorno ou Síndrome do Pânico:

É caracterizada pela presença recorrente e inesperada de crises intensas de ansiedade (ataques de pânico), após as primeiras crises o individuo desenvolve uma preocupação persistente com novos ataques. Além dos sintomas associados a ansiedade, aparecem também o medo de ficar louco, de morrer e de fazer algo vergonhoso.

Tratamento: medicação e psicoterapia cognitiva comportamental. Técnicas de autocontrole e relaxamento também são utilizadas.  

  • Fobia Social ou Transtorno de Ansiedade Social:

Os sintomas aparecem quando ocorrem situações de interação social (conversar, apresentar trabalhos, até mesmo escrever ou ser observado realizando qualquer tipo de atividade). Quem sofre com esse transtorno apresenta medo exagerado e persistente de ser avaliado de forma negativa por outras pessoas.

Tratamento: psicoterapia cognitiva comportamental, treino de habilidades sociais e dependendo do caso psicofarmacos também são utilizados.

  • Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC):

O indivíduo com TOC apresenta ideia e comportamentos repetitivos que ele reconhece como irracionais, porém não consegue evitá-los. Alguns desses comportamentos e ideias podem ser inofensivos, em outros casos podem prejudicar o sujeito impedindo-o de realizar coisas do cotidiano se ele não cumprir o seu ritual.

Tratamento: psicoterapia e medicação.

  • Fobia específica: 

É o medo persistente, excessivo ou irracional de alguma coisa ou situação específica: animais, injeções, etc.

Tratamento: psicoterapia cognitiva comportamental é o que traz o melhor resultado.

  • Transtorno de estresse pós-traumático:

 Após vivenciar ou tomar conhecimento de um evento traumático o sujeito passa a desenvolver comportamentos de esquiva sobre qualquer coisa que lhe façam lembrar a situação traumática, ocorrem sintomas de revivência através de sonhos ou em vigília. Quem sofre com esse mal é tomado constantemente por sensações de insegurança, impotência e horror além dos sintomas já descritos anteriormente.

Tratamento: a maioria das psicoterapias traz ótimos resultados, dependendo do caso é indicado o uso de psicofarmacos.

  

Prevenção

Tenha uma alimentação saudável

Assim como tudo em nosso corpo os neurotransmissores são construídos a partir das substâncias que absorvemos através da nossa alimentação. Entretanto não são todos e nem qualquer alimento que contém os “ingredientes” corretos para sintetizar a serotonina, a noradrenalina ou o GABA.  Existem alimentos específicos que contém parte das substâncias que precisamos e eles devem ser consumidos com frequência e equilibradamente.

Pratique exercícios físicos regularmente 

Uma dieta saudável e equilibrada é fundamental para que você consiga vencer a ansiedade, porém somente ela não basta. Assim como acontecem com outros hormônios os neurotransmissores tem a sua produção e liberação estimuladas por meio dos exercícios físicos. Não precisa virar rato de academia, uma hora diária de caminhada pelas ruas do seu bairro é o suficiente.

 

Saiba mais

 http://www.ansiedade.com.br/transtornos/ansiedade/

 https://www.criasaude.com.br/N2235/doencas/ansiedade.html

 http://www.marisapsicologa.com.br/tratamento-para-ansiedade.html