Comunicações Públicas acessíveis

O Tribunal Regional Eleitoral de Maranhão se comunica com a sociedade de forma acessível, incluindo em suas manifestações públicas recursos de tradução na Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS, legendas, e audiodescrição.

Para acessar as informações desta página, basta navegar manualmente até o conteúdo ou clicar no conteúdo desejado abaixo para rolar automaticamente a página:

Interpretação de Linguagem Brasileira de Sinais em Manifestações Públicas

Legenda em Manifestações Públicas

Audiodescrição em Manifestações Públicas

Rybená


Interpretação de Linguagem Brasileira de Sinais em Manifestações Públicas

Com o objetivo de garantir avanço na promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência auditiva, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão utiliza intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS  em manifestações públicas, como se observa nos exemplos a seguir.


Legenda em Manifestações Públicas

Com o objetivo de garantir importante avanço na promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão inclui legenda em manifestações públicas, como se observa nos exemplos a seguir.


Audiodescrição em Manifestações Públicas

Com o objetivo de garantir importante avanço na promoção da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão implementa audiodescrição em manifestações públicas, como se observa nos exemplos a seguir.


Rybená

O portal do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão conta com um software que oferece, em tempo real, o áudio de textos em língua portuguesa, bem como a tradução desses textos para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

A inteligência artificial chamada de Rybená, promove a inclusão digital e social de pessoas com deficiência auditiva ou visual (total ou parcial), com síndrome de Down, com baixo letramento, idosos e disléxicos, entre outros, em todas as informações, notícias, e manifestações públicas disponibilizadas por meio do portal.

Essa ferramenta foi desenvolvida de acordo com os padrões de acessibilidade adotados na administração pública, presentes no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG).

Como funciona

No canto inferior direito da tela do computador estão localizados o ícone de acessibilidade representados uma pessoa de braços abertos dentro de um círculo azul. Ao clicar no ícone, abrem-se mais quatro ícones: acessibilidade, contraste, libras e voz.

O ícone acessibilidade, representado por uma pessoa de braços abertos, direciona para informações sobre ferramentas de acessibilidade do portal para as pessoas com necessidades especiais e àquelas com restrições motoras transitórias.

O ícone contraste, representado por um sol, permite a visualização das páginas do portal com contraste de cores, ficando o fundo do texto escuro e as as letras em cores claras.

O ícone libras, representado por palmas de mãos, direciona para a ferramenta Rybená (personagem virtual), permitindo ao usuário selecionar o texto que deseja ler e ter a tradução por Libras.

O ícone voz, representado por um contorno de rosto lateral, também direciona para a ferramenta Rybená (personagem virtual), permitindo ao usuário selecionar o texto que deseja e obter a leitura mediante voz sintética