TSE sediou reunião preparatória do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário

O evento contou com magistrados e membros da Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário, além de servidores dos diversos segmentos e instâncias de justiça.

Reunião preparatória do XII Encontro Nacional do Poder Judiciário

O Tribunal Superior Eleitoral sediou, nos dias 27 e 28 de agosto, a reunião preparatória para o XII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Brasília.

Participaram pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão a coordenadora de Planejamento e Gestão, Karla Abdala e o chefe da Seção de Pesquisa e Estatística, Franklin de Araújo Sousa.

Na reunião foi divulgado o Relatório Justiça em Números 2018, a principal fonte das estatísticas oficiais do Poder Judiciário desde 2004. O relatório reúne informações de 90 tribunais e traz o detalhamento da estrutura e litigiosidade do Poder Judiciário, além dos indicadores e análises essenciais para subsidiar a gestão judiciária brasileira

Foram apresentadas as sugestões de Metas Nacionais para 2019 por segmentos da Justiça. As metas são coordenadas pelo CNJ e servem para nortear a atuação dos Tribunais do país para o aprimoramento da prestação de serviços da justiça. Durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário, a realizar-se em novembro, as sugestões de metas passam por votação e aprovação pelos presidentes dos tribunais.

Na Justiça Eleitoral, as propostas de metas nacionais para 2019 são julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente; julgar até 31/12/2019, pelo menos 90% dos processos distribuídos até 31/12/2017. Já as específicas são identificar e julgar com prioridade as ações que possam importar em não diplomação ou perda de mandato eletivo, fixando-se prazo máximo de julgamento por instância; implantar o Processo Judicial Eletrônico (PJe) nas unidades do 1º grau de jurisdição da Justiça Eleitoral e promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar os conhecimentos sobre  o processo eleitoral.

Fonte: TSE, com edição.

Últimas notícias postadas

Recentes