Experiência de Gestão de Riscos é compartilhada com o Ministério Público do Estado
Servidores Regina Carneiro e Fernando Neves mostraram a experiência do TRE no assunto

A experiência do TRE-MA na Gestão de Riscos, mapeamento de processos de eleições e restruturação foi tema de apresentação dos servidores Regina Carneiro e Fernando Neves a membros do Ministério Público do Estado na última sexta, dia 5 de novembro.
Ambos os servidores, que são da Assessoria de Planejamento de Eleições e da Seção de Modernização de Gestão, respectivamente, representaram o Regional por indicação do presidente, desembargador Joaquim Figueiredo. O convite para o compartilhamento de informações acerca dos assuntos partiu do MPE.
Entre as ações do Regional destacadas na apresentação ressaltam-se a exposição detalhada de como foi a implantação da gestão de riscos, com capacitação dos envolvidos, e a aplicação da gestão de riscos durante o planejamento das eleições de 2020 – desde o desenvolvimento do cronograma de atividades, através dos indicadores e metas, até as reuniões de integração e o pós-eleições.
Regina e Fernando fizeram ainda considerações a respeito do know-how da montagem do mapa de risco e do fluxograma de processos, abordando a reestruturação do TRE-MA e a atual fase de construção dos riscos ampliado a todos os processos do órgão.
Do Ministério Público Estadual participaram os promotores Carlos Henrique Vieira (da Secretaria de Planejamento e Gestão), Alessandra Darub Alves (da Corregedoria-Geral do MPMA), Nahyma Ribeiro Abas (Centro de Apoio Operacional de Defesa da Probidade Administrativa) e Marco Aurélio Batista Barros (coordenador do projeto institucional “Ética e Integridade Empresarial – na prevenção da corrupção”).
Além deles, do MPE, participaram o diretor-geral da Procuradoria Geral da Justiça, Júlio César Guimarães; o secretário administrativo-financeiro José Henrique Frazão; o assessor de Planejamento Marcelo Amorim; e o chefe da Assessoria de Controle Interno e Auditoria, Carlos Alberto Pinheiro.
Uma nova conversa entre as duas instituições deve ocorrer em breve para mais compartilhamento de dados. “Estamos à disposição para ajudá-los no que for necessário e entendemos que neste primeiro momento a resistência ao trabalho será forte, mas superada com empenho”, explicou Regina Carneiro.