Histórico da gestão ambiental do TRE-MA

O TRE-MA, ao longo dos anos, vem desenvolvendo inúmeras atividades que revelam o seu compromisso com a qualidade de vida da comunidade local e do meio-ambiente, tendo instituído a primeira comissão de natureza ambiental em 11 de novembro de 2005, cujo objetivo inicial consistia em trabalhar a conscientização dos servidores para a importância do processo de reciclagem.

A comissão ambiental focou inicialmente na coleta de papel. Posteriormente, outras matérias foram sendo agregadas, como plástico, metal e vidro. Os benefícios financeiros gerados pelo programa de reciclagem foram destinados para a Fundação Antônio Jorge Dino, a qual atende pessoas carentes portadoras de câncer.

Em seguida, novas iniciativas surgiram na área social, destacando-se o projeto destinado à implantação da biblioteca de livros e revistas usados no TRE-MA.

Outra ação social desempenhada pela comissão foi a realização de oficinas de reciclagem para desenvolver a criatividade dos servidores na reutilização de jornais, vidros, plásticos e metais.

Como forma de conscientização e com o objetivo de valorizar os objetos produzidos, durante a Semana do Meio Ambiente, realizou-se a 1ª exposição de reciclagem no TRE-MA. Desse evento participaram artesãos maranhenses e servidores terceirizados.

Merecem destaque as visitas da comissão às unidades que tratam de crianças carentes portadoras de câncer, às casas de apoio Erosilda Mota e Criança Feliz, que integram a Fundação Antonio Jorge Dino, beneficiada diretamente com o programa da reciclagem.

Em 2008, o TRE-MA lançou o projeto “Plante Verde, Doe Vida”, que tinha como finalidade promover a troca de um quilo de alimento não perecível por uma muda de planta. Esse projeto despertava a consciência ecológica na sociedade, ao mesmo tempo em que arrecadava donativos para a comunidade. Os alimentos coletados foram destinados para mais um projeto social do TRE-MA, o “Natal Solidário”, que beneficia atualmente mais de 50 entidades carentes.

Nesse mesmo ano, surgiu o projeto “Eleições Limpas! Cidade Limpa!” cujo objetivo consistiu em conscientizar os partidos políticos, candidatos e a sociedade sobre a importância de uma campanha eleitoral “limpa”, que valorize o meio ambiente por meio do combate à poluição visual e sonora e que se preocupe com a limpeza da cidade.

Outra iniciativa da Comissão de Gestão Ambiental foi a Campanha para coleta de pilhas, baterias, carregadores e celulares usados, os quais, quando descartados incorretamente, causam sérios danos à natureza.

Em 2010, a Assessoria de Comunicação, em parceria com a Comissão Ambiental, realizou a doação de 48 banners em desuso ao Núcleo de Extensão da Vila Embratel/UFMA, os quais foram utilizados na confecção de bolsas e mochilas, cujos valores arrecadados com a venda, eram destinados aos participantes do projeto.

O Projeto “Bolsas de Lona: Urnas de Ontem Construindo o Amanhã” gerou um grande resultado socioambiental, uma vez que as urnas de lona, não mais utilizadas pela Justiça Eleitoral, foram transformadas em bolsas para alunos de escolas da rede pública. Além disso, esse projeto despertou a consciência ambiental da juventude e incrementou a renda da comunidade de artesãos que confeccionaram as peças.

Destaca-se, ainda, a campanha “A Meta é Economizar”, cuja finalidade consistiu em obter sugestões dos próprios servidores para redução de gastos na Justiça Eleitoral deste Estado, tendo sido selecionadas e premiadas as três melhores proposições.

É importante destacar que o sucesso dos trabalhos realizados pela Comissão de Gestão Ambiental do TRE-MA ao longo dos anos deve-se, sobretudo, ao empenho e dedicação de todos os servidores, colaboradores e estagiários deste Tribunal e, especialmente, dos servidores das empresas terceirizadas, prestadoras de serviços de manutenção e conservação.