Manterei o compromisso de seguir a trajetória dos juízes federais nesta Casa, diz Ricardo Macieira

O juiz federal Ricardo Felipe Rodrigues Macieira tomou posse solene como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na tarde desta terça-feira, 26 de abril. Em nome do Regional, o jurista Daniel Leite saudou o empossado sem esquecer de enaltecer a seriedade, competência e simplicidade do juiz federal Clodomir Sebastião Reis, a quem Macieira substituiu.

Juiz federal Ricardo Macieira usou a tribuna para discursar em homenagem ao pai advogado.
Empossado usou a tribuna para discursar em homenagem ao pai

O juiz federal Ricardo Felipe Rodrigues Macieira tomou posse solene como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na tarde desta terça-feira, 26 de abril. Em nome do Regional, o jurista Daniel Leite saudou o empossado sem esquecer de enaltecer a seriedade, competência e simplicidade do juiz federal Clodomir Sebastião Reis, a quem Macieira substituiu.

“Trata-se de magistrado experimentado, acostumado a grandes desafios. Vossa Excelência ajudará em muito este nosso Tribunal a enfrentar as altas e relevantes responsabilidades que a ele se apresentam, sobretudo neste ano, no qual teremos eleições municipais dentro de um cenário legislativo cheio de novidades. Há muito ineditismo pela frente que exigirá esforço redobrado nesse primeiro momento de formação de jurisprudência. Isso ocorrerá, paradoxalmente, num ambiente em que se exige cada vez mais respeito e observância aos precedentes judiciais”, registrou Leite.

Ao iniciar seu discurso de posse, Ricardo Macieira lembrou do pai, a quem dedicou a solenidade. “Peço compreensão à Corte e permissão à advocacia para usar a tribuna. Na cronologia das solenidades que se realizam neste Tribunal esta é - seguramente - a primeira vez que se altera o protocolo. Os juízes costumam falar do lugar em que assentam no colegiado, mas hoje gostaria de falar de pé, num gesto simbólico de homenagem a um advogado que mesmo não estando fisicamente entre nós sempre vai me acompanhar pelos planos mais sublimes da existência; meu pai”.

“Passados dez anos de minha primeira investidura como membro titular de Tribunal Regional Eleitoral, então no Estado do Pará, e depois de uma haver atuado no TRE-PI - atuação esta encerrada antes do prazo por causa de minha remoção para esta cidade -, assumo as funções de juiz titular deste Regional. A honra vem carregada de imensa responsabilidade: manter o compromisso de percorrer a estrada construída de glórias que tem sido a trajetória dos juízes federais nesta Casa e confrontar-me com o desafio de ajudar o colegiado da Corte a levar o Tribunal a novas prosperidades, na missão autoassumida de alargar os horizontes de sua jurisdição”, destacou.

O empossado declarou ainda: “serão passos que darei em continuação aos meus dois anos como juiz suplente deste Regional, quando pude desfrutar do agradável convívio de outras composições e aprender com magistrados com quem por vezes travei severos e vigorosos debates, sempre com muito respeito e cavalheirismo”.

Compuseram a mesa solene os membros da Corte Lourival Serejo (presidente), Raimundo Barros (corregedor), Sebastião Bonfim (ouvidor), Celso Orlando Aranha Pinheiro Júnior (membro substituto), Eduardo Moreira e Daniel Leite, além do procurador regional eleitoral Thiago de Oliveira, da desembargadora Maria das Graças de Castro Duarte Mendes (vice-presidente do TJMA), do juiz federal Ronaldo Castro Desterro e Silva (diretor do Foro da JFMA), de Thiago Diaz (presidente da OAB-MA), do deputado estadual Alexandre Almeida (representando a Assembleia Legislativa) e de Délcio Rodrigues (controlador-geral do Município).

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido