Segurança para o 2º turno em São Luís permanece

Em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo (2), ao anunciarem oficialmente o 2º turno para disputa ao cargo de prefeito de São Luís, os desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor), do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, comemoraram a tranquilidade com que o processo de votação ocorreu em todo o estado, elogiando o esquema montado pelas forças de segurança.

Coletiva de imprensa concedida pelos desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Bar...
Coletiva de imprensa concedida pelos desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor) para anúncio do 2º turno em São Luís.

Em coletiva de imprensa realizada na noite deste domingo (2), ao anunciarem oficialmente o 2º turno para disputa ao cargo de prefeito de São Luís, os desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor), do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, comemoraram a tranquilidade com que o processo de votação ocorreu em todo o estado, elogiando o esquema montado pelas forças de segurança.

“Temos a satisfação de anunciar o fim da contagem dos votos para São Luís em tempo recorde, antes do previsto por nós. Foi uma vitória significativa para o nosso planejamento. Uma vitória também que insisto em dizer do bem contra o mal, contra aqueles que apostaram que não haveriam eleições por conta das badernas e violência. Nosso sistema de segurança funcionou com muita competência. Todas as nossas previsões, nossas ações, se concretizaram de forma positiva e temos um resultado recorde de tempo. Isto que é democracia funcionando, isto que é transparência, isto que é eficiência sobretudo. Essa satisfação é minha e do corregedor”, declarou Serejo.

Antes da votação iniciar esta manhã, ainda na madrugada de sábado para domingo, uma urna foi substituída por ter sido queimada após ataque criminoso à escola Nice Lobão da Vila Kiola. Durante a votação, que ocorreu entre as 8h e 17h, 119 urnas apresentaram problemas, sendo que 98 foram substituídas pelas de contingência e as demais (21) os profissionais de apoio às eleições conseguiram solucionar as falhas registradas.

“O que verificamos é que o conflito na penitenciária visava exatamente ter um impacto durante as eleições. A nossa estratégia, o nosso trabalho, foi evitar que esse conflito que não tinha nada de eleitoral, mas uma violência urbana, com raízes ainda não plenamente esclarecidas, tivesse impacto que pretendia no processo eleitoral, porque aproveita-se do período, em que chama a atenção qualquer acontecimento dentro da eleição, seja no transporte de urnas, seja no processo de votação, seja no processo de apuração. A mobilização que fizemos, com tropas estaduais, tropas federais, inclusive, com a presença de ministros aqui, esta mobilização de fato é que tornou a eleição muito mais seguras, principalmente no transcurso da noite de sábado para domingo. Entendemos que essa mobilização vai continuar, agora com muito mais força porque a gente não vai ter trabalho nos municípios do interior, apenas em São Luís”, completou Barros, que também coordenou o Gabinete de Segurança Institucional das Eleições 2016 e já garantiu que a mobilização em torno da segurança permanecerá para o 2º turno.

Neste sábado (1º), véspera das eleições no país, os ministros Gilmar Mendes, presidente do TSE, e Raul Jungmann, do Ministério da Defesa, além do governador Flávio Dino, estiveram na sede do Regional maranhense para declarar apoio incondicional para que as eleições transcorressem com normalidade, tendo em vista os casos de violência registrados nos últimos dias em São Luís. Foram 52 municípios do Maranhão para onde o Tribunal Superior Eleitoral autorizou atuação de força federal, entre elas, as 4 cidades que formam a região metropolitana: São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. No total, 1.290 homens do Exército e 9 mil das polícias federal, militar, civil, rodoviária e corpo de bombeiros trabalharam na escolta, guarda de urnas, policiamento ostensivo e atividades de inteligência para prevenção de incidentes.

Apuração e resultado

O TRE-MA começou a apurar os primeiros resultados às 17h10 e às 17h55 os eleitores da cidade de Paraibano já sabiam quem eram os eleitos para prefeito e vereador. Às 19h51 foi a vez do resultado em São Luís ser conhecido: disputarão o 2º turno os candidatos Edivaldo Holanda Júnior e Eduardo Braide. A totalização de todos os dados dos 217 municípios foi concluída às 00h45.

Em São Luís, onde estavam aptos a votar 659 mil 779 eleitores, a abstenção registrada foi de 14,87% (92.804). Brancos somaram 16.535 e nulos 25.449. No estado a abstenção foi de 733.080 (15,90%).

Para consultar o resultado das eleições em outras cidades, acesse o endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, guias eleições / eleições 2016 / resultados.

 

 

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido