Núcleo Socioambiental lança manual de coleta seletiva

A partir desta quinta-feira, 6 de abril, o Núcleo Socioambiental do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão iniciou campanha de conscientização sobre a importância da coleta seletiva solidária, colando cartazes explicativos pelas dependências do órgão, enviando emails aos servidores e ainda disponibilizando manual em formato pdf na página eletrônica da instituição, no endereço www.tre-ma.jus.br.

Opção 5 de foto institucional da fachada do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

Em sessão plenária administrativa, as medidas também foram anunciadas pelo presidente, desembargador Raimundo Barros, que destacou: “com satisfação comunico termos iniciado hoje nossa campanha de coleta seletiva de material reciclável. Antes restrito ao material daqui, estruturamos e abrimos nosso espaço para receber de magistrados, servidores e colaboradores o material separado em casa e que pode ser destinado à reciclagem”.

O presidente lembrou que a destinação adequada não apenas cumpre a legislação como também beneficia a cooperativa de catadores conveniada ao Tribunal, gerando renda e fazendo com que o TRE vá além de suas atribuições eleitorais, agregando a gestão socioambiental à administração. Aproveitou ainda para informar que há ecopontos espalhados pela Secretaria e Fórum de São Luís e que a intenção é instalar nas zonas do interior, que terão auxílio para tanto.

No Tribunal e no Fórum Eleitoral de São Luís a reciclagem será voltada para: papel, plástico, eletrônicos, pilhas e baterias, metal. Já os chefes de cartórios serão contactados para estudo de viabilidade dos itens a serem coletados, de acordo com a realidade de cada município. Por exemplo: a existência de cooperativas de catadores de material reciclado, destinação adequada, ecopontos da CEMAR ou Prefeituras, fábricas ou empresas que aproveitam como matéria-prima.

Sobre o Manual

O Manual de Coleta Seletiva, aplicável tanto para o ambiente profissional quanto familiar, foi feito para demonstrar a forma correta de descartar lixo que pode ser reciclado, com o objetivo de colaborar com a preservação ambiental e de fazer alguma diferença em favor do mundo.

Existem várias formas de destinar o lixo para reciclagem. Se um produto for reciclável, basta descartá-lo de forma correta nos cestos apropriados. A colocação do lixo no devido lugar não polui o ambiente, proporciona a reciclagem e conscientiza a população de sua responsabilidade social.

Como fazer sua parte

Todo material reciclável deve ser colocado limpo e seco. Separe os resíduos e traga para os ecopontos do TRE-MA, praticando a coleta seletiva solidária que consiste na separação dos resíduos recicláveis pelos órgãos públicos e servidores, na fonte geradora, com a destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis.

Vale ressaltar que o trabalho das cooperativas de catadores de materiais recicláveis gera renda às famílias cooperadas. Atualmente, são beneficiadas 16 famílias da Cooperativa conveniada ao TRE-MA.

Dicas

- compre alimentos naturais e sem embalagens;
- priorize produtos com menos embalagens e que incentivem a reciclagem;
- destine corretamente pelo menos 80% dos seus resíduos: lixo orgânico para compostagem, dejetos no lixo e recicláveis para a coleta seletiva;
- questione marcas e fabricantes sobre seus resíduos;
- separe duas lixeiras para papel e plástico;
- procure ecopontos (Cemar e Prefeitura) mais próximo da sua casa;

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)