Justiça Eleitoral é debatida no 74º Coptrel

Reuniões ocorreram em Marechal Deodoro e Maceió

74 coptrel em Alagoas

A Justiça Eleitoral brasileira foi debatida entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro no Estado de Alagoas durante o 74º Encontro do Colégio de Presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Clique aqui para ler à Carta de Marechal Deodoro (formato PDF).

A cerimônia de abertura contou com a palestra do corregedor nacional de justiça e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Eustáquio Soares Martins.

Do TRE Maranhão participaram do evento o presidente, desembargador Ricardo Duailibe, o diretor-geral Flávio Costa, a assessora de comunicação Danielle Cavaignac e a assistente Amanda Mouzinho. Quem também estava presente foi o desembargador Cleones Cunha, vice-presidente e corregedor do TRE-MA (afastado até o dia 19/12) na qualidade de presidente em exercício do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral.

Ao longo dos três dias foram debatidos projetos de tecnologia para realização de eleições, as boas práticas aplicadas nas Eleições 2018, alinhamento institucional da Justiça Eleitoral, estruturas gerenciais, sistemas de aferição de produtividade e alcance das metas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), transparência do processo eleitoral, entre outras apresentações e debates para a melhoria dos processos eletivos brasileiros.

Questões como a necessidade da impressão do título eleitoral e impressão do voto também foram discutidas, uma vez se tratarem de anseios observados durante a eleição. Os presidentes dos TREs também analisaram opções para avançar com a biometria do eleitorado, como parceria com outros órgãos que já fizeram este cadastramento, estratégias de planejamento da força de trabalho, convênios com Ministério da Justiça e Polícia Federal.

Paralelo à reunião dos presidentes, diretores-gerais e assessores de comunicação da JE estiveram debatendo temas relevantes às áreas especificas com o objetivo de alinhar estratégias .

O próximo Coptrel será realizado em março de 2019 no Estado de Mato Grosso.

Fonte: TRE Mato Grosso, com edição

Últimas notícias postadas

Recentes