Superação de meta da biometria marca gestão de José Bernardo Silva Rodrigues no TRE

Em seu discurso de despedida da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues agradeceu o comparecimento dos eleitores de São Luís, São José de Ribamar, Barra do Corda, Fernando Falcão, Timbiras e Jenipapo dos Vieiras para que a meta estipulada pelo recadastramento eleitoral biométrico nesses municípios fosse superada.

Em seu discurso de despedida da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o desemb...

Em seu discurso de despedida da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o desembargador José Bernardo Silva Rodrigues agradeceu o comparecimento dos eleitores de São Luís, São José de Ribamar, Barra do Corda, Fernando Falcão, Timbiras e Jenipapo dos Vieiras para que a meta estipulada pelo recadastramento eleitoral biométrico nesses municípios fosse superada.

Bernardo Rodrigues deixou o TRE-MA nesta quinta-feira, 19 de dezembro, em decorrência do encerramento de seu biênio como membro efetivo da Corte, categoria desembargador. Antonio Pacheco Guerreiro Júnior foi eleito pelo TJMA para assumir a vaga.

“Fiquei na presidência desta Casa somente 10 meses com o compromisso de bem servir o cidadão e quando me propus o desafio de presidir esta Corte Eleitoral tinha um propósito, um objetivo. Queria deixar algo de concreto, pois não justifica que agentes públicos simplesmente passem pelos cargos ou deixem os cargos passar por eles”, assinalou.

Além de investir em treinamento de pessoal, avançar na prestação dos serviços eleitorais – por meio da expansão e racionalização dos recursos orçamentários, tecnológicos e dos sistemas de informação - Bernardo Rodrigues não mediu esforços para garantir que a missão dada quanto à biometria pelo Tribunal Superior Eleitoral ao Regional maranhense fosse cumprida em sua totalidade.

“Firmamos parcerias com o Governo do Estado, prefeituras, casas legislativas, Cortes de Justiça, empresas privadas e instalamos postos fixos e itinerantes em locais de grande movimentação, como shoppings e praças”, lembrou.

O desembargador salientou que cada parceiro merece um agradecimento especial porque todos se tornaram fundamentais para que hoje o Tribunal comemorasse o sucesso que foi a implantação da biometria nestas cidades.

Outro importante fato que o ex-presidente enfatizou refere-se ao custo de implantação da biometria no estado. Na fase de planejamento, ele estava orçado em R$ 4,05 (quatro reais e cinco centavos) por eleitor, mas, graças às parcerias firmadas, o valor diminuiu para R$ 2,66 (dois reais e sessenta e seis centavos), considerado um dos menores dentre as cidades do país onde o mesmo processo ocorreu ou está ocorrendo.

“Uma de nossas preocupações foi garantir que este custo não evoluísse, pois com o apoio da sociedade civil organizada foi possível atingir a meta de recadastrar todos estes eleitores sem precisar pagar para ter a campanha da biometria nas ruas e na imprensa, o que oneraria bastante o nosso orçamento”, observou.

Paralelamente à biometria, a Justiça Eleitoral do estado, sob a administração do desembargador Bernardo Rodrigues, reformou 14 prédios que lhe pertencem: Rosário, São José de Ribamar, Alcântara, São Vicente de Férrer, Grajaú, Araióses, Esperantinópolis, Bacabal, Olho D’Água das Cunhãs, Pedreiras, Cândido Mendes, Açailândia, São João Batista e o prédio onde funciona a secretaria do TRE-MA. Procederam-se também a ampliação do Fórum Eleitoral de Imperatriz e iniciou-se a construção do Fórum Eleitoral de Porto Franco, obra que será entregue em março de 2014.

“Melhoramos as instalações físicas para pessoas com deficiência. Hoje, 81% dos imóveis utilizados pela Justiça Eleitoral encontram-se adequados, fazendo com que essas pessoas tenham maior acessibilidade, cumprindo seus deveres e desfrutando de seus direitos’, concluiu.

Segunda despedida

Também durante a sessão solene desta quinta-feira, Sergio Murilo de Paula Barros Muniz se despediu do TRE, onde exerceu por dois biênios consecutivos (2009-2011 / 2011-2013) o cargo de membro efetivo, categoria jurista, que é destinado a membros da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Esta é uma data significativa. O que posso dizer é muito obrigado a todos. Não escrevi discurso para homenagear a Tribuna, que é de onde eu vim e para onde eu volto agora. Tenho orgulho de ter trabalhado aqui e se não pude fazer mais, pelo menos eu tentei”, disse emocionado.

ícone mapa

Sede: Av. Senador Vitorino Freire, Areinha, São Luís - MA, CEP: 65.010-917

Fórum eleitoral da capital: Av. Daniel de La Touche, nº 2800, Cohama, São Luís - MA, CEP: 65.074-115
(antigo Lusitana Center, em frente ao Elevado da Cohama)

Ícone Protocolo Administrativo

Sede: (98)2107-8888
Protocolo: (98)2107-8668 (13h - 19h)
Fax: (98)2107-8801
Fórum eleitoral da capital: (98)2107-8605
Ouvidoria: 0800-098-5000 (8h - 18h)

CNPJ: 05.962.421/0001-17

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Sede: segunda à quinta-feira das 13h às 19h, e na sexta-feira das 8h às 14h
Zonas eleitorais: Consulte os horários de funcionamento das zonas eleitorais

Acesso rápido