Projeto Voto Jovem na Escola 2019 promoverá concurso de redação entre as escolas participantes
Lançamento do projeto está previsto para agosto

Nesta terça, 18 de junho, o desembargador Tyrone Silva, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, comandou encontro com representantes do Iema, Marista, Cei Coc, Barjonas Lobão e São Vicente de Paulo, todas escolas de São Luís, convidando-os a participarem da edição 2019 do projeto Voto Jovem na Escola, que está em fase de captação de parceiros institucionais para início do cronograma de atividades.
Acatando sugestão dos presentes à reunião, o corregedor determinou a reinclusão de concurso de redação no escopo do projeto, recomendará o Voto Jovem para ser inserido no plano pedagógico das escolas estaduais e municipais e ainda autorizou que participem não só as escolas convidadas, mas todas que tiverem interesse no assunto.
Para colocar em prática a parte em que as escolas interessadas possam implantar o projeto basta o contato com a Escola Judiciária Eleitoral através do email eje@tre-ma.jus.br ou pelo telefone (98)2107-8796, entre 13h e 18h, de segunda a sexta.
O Voto Jovem na Escola é desenvolvido pelo TRE-MA com o objetivo estimular a participação de jovens na faixa etária dos 15 aos 18 anos, de escolas públicas e privadas, preferencialmente do ensino médio, no processo eleitoral e no exercício da cidadania.
Para o corregedor, é dever da Justiça Eleitoral mostrar à juventude o poder do voto e o que ele, jovem, representa para a sociedade.
À servidora Lígia Moraes, secretária da EJE, coube apresentar o cronograma de execução do projeto e as atividades que serão realizadas, entre elas o alistamento eleitoral, palestras educativas, simulação de votação nas urnas eletrônicas, além da distribuição de material educativo.
De acordo com o cronograma, o lançamento oficial da edição 2019 do projeto será em agosto - quando também começam as atividades, com previsão de encerramento, inclusive premiação das melhores redações e entregas de certificados, para dezembro.